Diocese de Itabuna ganha um novo padre. Confira!

, Destaques

Com grande alegria, na última sexta-feira, 22 de julho de 2022, no dia que a Igreja celebra a festa de Santa Maria Madalena, a Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, ganhou um novo sacerdote, o Padre Pedro Vinicius Santos de Oliveira. A Ordenação Presbiteral foi realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, situada no bairro São Caetano, paróquia onde o neo-sarcerdote ouviu o chamado a vocação sacerdotal, situada na cidade de Itabuna (BA).

A Santa Missa teve início às 19h e foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos sacerdotes das Dioceses de Itabuna, Jequié, Camaçari, Bom Jesus da Lapa da Arquidiocese de Salvador e arquidiocese de Vitória da Conquista. A celebração contou com a presença de fiéis das comunidades diocesanas, familiares, religiosos, seminaristas, amigos, além de padres e diáconos de outras regiões do Brasil. 
 
A celebração foi marcada de momentos de grande emoção e comoção.  

O lema de Ordenação Presbiteral é: “O Espírito do Senhor está sobre mim.” Lc 4,18. 
O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Permanente da Diocese de Itabuna, Trajano Osvaldo. Antes da homilia, iniciou-se o rito da Ordenação Presbiteral com a apresentação do candidato. 


Durante a homilia, Dom Carlos Alberto falou sobre a grandeza e a importância do sacerdócio: “Bem-vindo, Padre Vinicius! A hora chegou! É festa no céu e na Terra também. A vocação é um chamado que nos faz. Padre Vinicius terá uma grande responsabilidade: anunciar as boas-novas, através dos mandamentos, pelos sacramentos. Servir, amar, testemunhar”. O sacerdote, por meio de uma configuração que transforma a sua vida profundamente, torna-se “in persona Christi”, mediador entre Deus e os homens. Escolhido dentre os homens, este passa a existir em favor dos homens (Cf. Hb 5,1).  


Após a homilia, seguiu-se o rito da ordenação. Um momento de grande emoção foi quando o neo-sarcerdote recebeu suas vestes litúrgicas, comovendo toda a assembleia que o acolheu com uma grande salva de palmas. 
 
Durante o rito de ordenação, o candidato ao presbiterado realiza o propósito dos eleitos, se prostra para o canto da ladainha, recebe a imposição das mãos, pelo bispo diocesano, além da prece de ordenação. 
O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foram revestidos com os paramentos sacerdotais e tiveram as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. ,

Logo após, suas mãos foram atadas com uma fita. 
De acordo com a tradição, a mãe do eleito deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote. 
O rito prossegue com a entrega do pão e do vinho e o início da Liturgia Eucarística. 
A celebração segue com a Liturgia Eucarística e a comunhão.  

Depois da comunhão, o Padre Pedro Vinicius saudou os presentes, proferiu alguns agradecimentos e narrou a sua trajetória: “(…) Uma caminhada que até chegar aqui, neste sublime momento, somam-se 15 anos. Muito tempo? Eu diria que não. Durou o tempo de Deus. O tempo em que as promessas começam a se cumprir em minha vida e graças a Ele e a Sua força, eu venci!”.        

Em seguida, o Padre Nerivaldo Santos de Azevedo, chanceler do bispado, fez a leitura da Ata de Ordenação Presbiteral. 
 
A primeira missa do neo-sarcerdote será neste sábado(23/07), às 18h, na paróquia Santa Rita de Cássia em Itabuna. 

Clique no link abaixo e confira a trajetória do neo-sarcerdote Pedro  Vinicius: 

https://diocesedeitabuna.com.br/ordenacao-presbiteral-conheca-a-historia-do-diacono-pedro-vinicius/ 

Clique aquie confira o álbuns de fotos

Deixe uma resposta