Dia de Nossa Senhora Aparecida: celebração, homenagens e lançamento de moeda comemorativa. Viva à padroeira do Brasil!

, Destaques

O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, está em festa desde o dia 03 de outubro, em homenagem à Padroeira e Rainha do Brasil. Nas Dioceses da República Federativa do estado brasileiro, muitas homenagens foram prestadas à nossa mãe e do nosso Senhor.

Uma das principais novidades na programação do dia 12 de outubro, no Santuário de Aparecida foi a abertura do  Ano  Jubilar e o lançamento da Medalha Comemorativa dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, produzida pela Casa da Moeda do Brasil.

Diversos acontecimentos fizeram deste dia ainda mais especial: momento mariano, consagração, missas presididas por bispos e arcebispos, shows dos 300 anos de bênção e vigília mariana.

O dia 4 de julho de 1980 é uma das datas mais significativas para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, pois foi quando o Papa João Paulo II celebrou uma missa para mais de 300 mil pessoas e, em seguida, realizou a sagração do Altar Central.

O Santo Padre concedeu à nova Igreja o título de Basílica Menor, e a consagrou como o maior Santuário mariano do mundo, para o povo brasileiro, testemunho de fé e devoção.

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.

 medalha-ano-jubilarAo término da Missa de abertura do Ano Jubilar pelos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira, 12, às 10h30min houve o ritual do lançamento de uma medalha comemorativa.

 O ato foi conduzido pelo mestre de cerimônia da Casa da Moeda do Brasil, Sérgio Moura, que explicou o significado do desenho cunhado na medalha criada em homenagem à Padroeira do Brasil.

As medalhas foram elaboradas nos metais prata dourada, prata e bronze. 
Criada pelo artista Cláudio Pastro e modelada pelos designers da Casa da Moeda, Nelson Neto Carneiro e Erika Takeyama, a medalha apresenta numa face a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao centro, na parte inferior, está gravado 1717 – 2017 e, contornando a orla, está a frase: “Rainha e Padroeira do Brasil Senhora da Conceição Aparecida”.

 O presidente da Casa da Moeda dirigiu algumas palavras sobre o lançamento da moeda, afirmando estar pessoalmente emocionado por poder participar da cerimônia de descaracterização, pela primeira vez, no Santuário de Nossa Aparecida.

“Quando se trata de Nossa Senhora Aparecida, nosso referencial muda. E não podia ser diferente, estamos falando da Padroeira do Brasil”, disse.

Cabral lembrou que a Casa da Moeda já fabricou outras moedas por motivos religiosos, mas a de hoje têm um significado especial: “Com a confecção da Medalha de Nossa Senhora Aparecida, alcançando um marco histórico de eternizar uma data tão significativa para a história do País”.

Segundo ele, uma medalha é muito pouco para homenagear a padroeira, mas a intenção é eternizar um pouco desta história em metal nobre para as futuras gerações.

“Esperamos com essa homenagem contribuir para os festejos que virão ao longo do ano jubilar”, concluiu.

Outra novidade foi o lançamento de um selo comemorativo antes do início da celebração, no Santuário Nacional.

Medalha – As peças foram cunhadas em prata banhada a ouro, prata, e bronze. Segundo a direção da Casa da Moeda, a tiragem de cerca de 11 mil exemplares representa uma pequena cifra. Na frente da medalha, está a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No verso, uma rede representa o momento da pesca milagrosa. Também ali está uma cruz, que simboliza o Brasil, chamado primeiramente de “Terra de Santa Cruz”.

Carimbo – Fruto de uma parceria com os Correios, o carimbo comemorativo celebra a abertura do Ano Jubilar em honra a Nossa Senhora Aparecida. A concepção artística é de uma equipe de designers do Santuário Nacional e faz alusão aos elementos principais do milagre das águas, ocasião em que foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul. A estampa foi adaptada para o formato de carimbo, conforme padrão dos Correios.O artefato será utilizado durante um mês, em todas as correspondências postadas na agência dos Correios de Aparecida.

Data Comemorativa– A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de 
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas.

 Viva à Nossa Senhora Aparecida!

Fotos:Reprodução TV Aparecida

Texto:Redação Portal Católico

 

Deixe uma resposta