Confira a programação de Corpus Christi nas paróquias de Itabuna e cidades circunvizinhas que compõem a diocese

, Destaques

A Solenidade de Corpus Christi vai acontecer amanhã, quinta-feira, dia 3 de junho, feriado  nacional religioso, às 07h, na Catedral  de São José, na cidade e Diocese de Itabuna, no sul da Bahia. Às 12h, acontece a missa da misericórdia. E às 15h, acontece a missa  solene de Corpus Christi. Essa celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos. Logo após a santa missa, haverá carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas e avenida do centro da cidade. 
 
Vale ressaltar que as adorações ao Santíssimo Sacramento serão feitas em  revezamentos com os grupos paroquias, nos seguintes horários: 8h às  11h45 e de 13h às 14h45. 
 
Participe, seguindo todos os protocolos recomendados pelos Órgão de  Saúde: use de álcool em gel, máscara e distanciamento social. 
 Confira abaixo, outras missas solenes que vão ocorrer nas paróquias de Itabuna e cidades circunvizinhas que compõem a diocese. É importante que você procure  a sua paróquia, caso tenha dúvidas quanto à programação! 

 
Paróquia Senhor Deus Menino em Ibicaraí 
Dia de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as 
comunidades com a exposição do Santíssimo das 8h às 12h. 
Programação: 
6h-Igreja Matriz em Ibicaraí 
7h- Comunidade Santa Isabel 
9h-Comunidade São Jorge 
15h-Igreja Matriz do Senhor Deus Menino em Ibicaraí (Live) 
Após a Santa missa, acontece a grande carreata pelas ruas da cidade com o Santíssimo  Sacramento (com transmissão ao vivo). 
 

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Parque Boa Vista) 
17h-Adoraçao ao Santíssimo Sacramento. 
18h- Celebração Eucarística com transmissão pelas redes sociais. 
 
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Bairro Jardim Vitória -Itabuna). 
Com agendamento no número (73)9 8114-0023. 
Às 17h, tem missa, e em seguida, carreata pelas ruas do bairro com o Santíssimo 
Sacramento. 
 
Paróquia Senhor do Bomfim (Bairro Jardim Primavera) 
Missa às 9h e, em seguida, carreata pelas ruas da paróquia, com o 
Santíssimo Sacramento. 
Às 18h, tem santa missa na comunidade Nossa Senhora das Graças (bairro Jaçanã) 

 Paróquia Santa Maria Madalena: às 19h (Bairro Nova Itabuna). 

 
Paróquia Santa Rita de Cássia  (bairro São Caetano) missas às 
6h30 e 9h, com exposição ao Santíssimo Sacramento no interior da 
Igreja, com agendamento na secretaria da paroquia (73) 36172722). 

 
Paroquia Nossa Senhora da Conceição (bairro Conceição) 
Às 8h, adoração ao Santíssimo Sacramento, e às 9h, missa seguida de 
carreata pelas ruas dos bairros que compõem a paróquia: Conceição, São 
Pedro, Vila Zara e São judas. 
 
 Conheça um pouco Significado de Corpus Christi 
 
 O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. 
Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. 
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”. 
O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.  Origem da comemoração do Corpus Christi .
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. 
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. 
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. 
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada. 
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. 

 

Deixe uma resposta