Confira a programação da Semana Santa da Paróquia de Santa Rita em Itabuna!

, Destaques
A paróquia Santa Rita de Cássia situada no bairro São Caetano na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia, divulgou sua programação da Semana Santa 2024.
A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa.
A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo.
Na programação na igreja matriz de Santa Rita de Cássia estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, Liturgia Penitencial, Via Sacra pelas ruas do bairro, Missa de Lava Pés e Missa de Páscoa. Uma das novidades é que este ano a missa de Domingo de Ramos contará com Procissão.
 
Confira a programação completa:
 
24/03-Domingo de Ramos
06h30: Benção dos Ramos no Banco (em frente à garagem da Prefeitura de Itabuna-ADEI)
9h: Missa com as Crianças
18h: Terceira missa do dia, também a bênçãos dos Ramos
 
25/03-Segunda-feira Santa
15h: Missa com os idosos e enfermos
 
26/06- Terça-feira Santa
19h: Celebração Penitencial
 
27/03-Quarta-feira Santa
Procissão do Encontro
Homens: Saindo da Comunidade de Santa Luzia com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos.
Mulheres: Saindo da Comunidade São Francisco de Assis do Banco Raso, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
 
28/03- Quinta-feira  Santa
19h: Missa da Instituição Eucarística com o Rito do Lava-pés
 
29/03-Sexta-Feira Santa
Das 08h até às 11h: Adoração a Jesus Sacramentado
15h: Oração da Via Sacra
15h30: Celebração da Paixão de Cristo seguida de Procissão com a imagem de Nosso Senhor Morto, pelas ruas do bairro são Caetano.
 
30/03-Sábado Santo/Aleluia
19h: Bênção do Fogo Novo e celebração da Vigília Pascal
 
31/03-Domingo de Páscoa
6h30: Missa de Domingo de Páscoa
9h: Missa de Domingo de Páscoa com as crianças
18h: Missa de Domingo de Páscoa
 
Significado de cada dia da celebração da Semana Santa
 
Domingo de Ramos:
O Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, é uma data de caráter festivo. Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o
aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.
Nesse dia, a Missa de Ramos, promovida pela Igreja Católica, tem início nas ruas das cidades com uma procissão. Os fiéis costumam levar à
procissão ramos de palmeira e outras árvores. Durante a procissão e a missa, os ramos são abençoados.
 
Segunda-Feira Santa
A Segunda-Feira Santa precede os momentos mais importantes da Semana e é caracterizado como uma data de preparação para a Paixão.
 
Terça-Feira Santa
Segundo a Bíblia, na terça-feira Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual. As conspirações contra Jesus eram cada vez maiores, e houve até uma tentativa de emboscada para prendê-lo.
No final do dia, Jesus foi com seus discípulos ao Monte das Oliveiras, onde profetizou sobre o Juízo Final, o fim dos tempos e o seu regresso
(Parusia). Em Mateus 24:36, Jesus diz:
Contudo, ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá, nem mesmo os anjos, nem sequer o Filho de Deus. Só o Pai o sabe.
 
Quarta-Feira Santa
Não há na Bíblia informações sobre o que fez Jesus nesse dia. Pode ser que tenha permanecido em Betânia, próximo a seus amigos Lázaro, Maria e
Marta. Lembremos que um dos milagres mais conhecidos de Jesus é a ressurreição de Lázaro, acontecida tempos atrás.
Nas paróquias católicas do Brasil, esse dia é marcado pela Procissão do Encontro, que reconstrói de maneira simbólica o encontro entre Jesus e sua mãe Maria durante a Via Sacra (Via Crucis).
Na procissão, os homens partem de um ponto da cidade carregando a imagem de Nosso Senhor dos Passos. As mulheres partem de outro ponto carregando o andor de N. Sra. das Dores. Num dado momento, ambas as procissões se encontram.
 
Quinta-Feira Santa
Quinta-Feira é um dia muito importante na Semana Santa. Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o
momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.
Um dos ritos mais tradicionais praticados na Quinta-Feira Santa é o Lava-Pés, que faz referência a uma passagem bíblica que diz que Jesus lavou os pés de seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira. Esse gesto simboliza solidariedade e humildade. Com ele, Jesus pôs-se a serviço do outro, a fim de redimir ou lavar os pecados.
O rito do Lava-Pés ocorre durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da Eucaristia (ou Comunhão) ocorrida durante a Última Ceia.
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo:
“Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”
(Lucas 22:19-20).
Nesse mesmo dia, após a ceia, Jesus orou no Getsêmani. Foi preso logo em seguida, após ser traído por Judas.
 
Sexta-Feira Santa
Essa data é também chamada de Sexta-Feira da Paixão, já que nesse dia, Jesus foi julgado, condenado e morto. Paixão vem da palavra latina passio, que significa sofrimento.
Na Sexta-Feira Santa se recordam os momentos mais difíceis dos últimos dias de Cristo, dos quais fazem parte o caminho para o Calvário (Via Sacra) e a crucificação. Para os cristãos, essa data é marcada pelo gesto de amor incondicional de Jesus, que entregou sua vida e nos seus ombros carregou todos os pecados da humanidade.
A sexta-feira, para os cristãos, é uma data de oração e jejum. Nesse dia ocorre em muitos lugares a tradicional encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
 
Sábado Santo
Entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado, não ocorrem celebrações nem comunhão. O Sábado Santo, também chamado de Sábado de
Aleluia, é o dia em que Jesus Cristo jaz em seu túmulo. Por isso, o sábado é dedicado à oração e à meditação, à espera da ressurreição.
Só sábado à noite é que ocorre a Vigília Pascal, momento em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Em Mateus 28:1-10,
lê-se que no fim do sábado o anjo do Senhor que o corpo de Jesus não estava mais no sepulcro porque havia ressuscitado, tal como ele mesmo havia profetizado.
Na verdade, a Vigília Pascal, embora aconteça na noite de sábado, deve ser considerada uma celebração do Domingo de Páscoa, já que para os judeus um dia acaba ao anoitecer.
 
Domingo de Páscoa
O Domingo da Ressurreição é um dia de alegria para os cristãos. Foi nesse dia que, segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou e fez ao menos cinco aparições, uma delas para Maria Madalena e outras para seus discípulos.
O domingo é o dia em que os cristãos anunciam a verdade de que Cristo venceu a morte, indicando que um dia também serão salvos.
Páscoa é uma palavra de origem hebraica que significa “passagem”. A  Páscoa Cristã comemora a passagem de Cristo do mundo dos mortos para a vida. Assim, Cristo venceu a morte e adquiriu a vida eterna a todos que creem nele.
Fonte: CNBB
Adaptação de texto: Portal Católico de Notícias

Deixe uma resposta