Comunidade de Aliança Santa Cecília celebra 25 anos de fundação

, Entrevistas

A Comunidade de Aliança Santa Cecília, na Diocese de Itabuna, festejou o Jubileu de Prata, neste final de semana, nos dias 14 e 15 de outubro, na sede de missão. E para comemorar os 25 anos de evangelização, foi realizado um show com as participações de vários músicos  católicos, na noite de sábado, 14.

No domingo, a programação continuou com pregação do Missionário Roberto Faria, da cidade de Marília (SP).

O local do evento foi na área externa da comunidade, que fica situada na rua P, 18B, Alto da Lua, no bairro Mangabinha (ao lado do convento dos Passionistas).

A comunidade religiosa fica situada no bairro Mangabinha, na paróquia Santa Maria Goretti. Ela foi fundada em 1992, por Maria Hozana Viana dos Santos. Na oportunidade, Hosana falou dos 25 anos de evangelização da Comunidade e dos novos projetos de evangelização. Confira!

 Portal Católico: 25 anos de fundação. Momento importante, não é mesmo?

Maria Hozana: Muito importante mesmo, porque diante deste caminho, houve muitas pedras na estrada, e que se não fosse pela força da oração, teria desistido. O Senhor veio em meu auxílio e disse: “tendes coragem, eu estou contigo” e assim fui levando ano após ano, e conseguimos chegar até aqui, graças a Deus!

 Portal Católico: Como surgiu a Comunidade?

Maria Hozana: Nós nascemos na varanda lá de casa. Um grupo, reunido, cantando… e de repente sentimos que dava pra ser um grupo mais comprometido. Passamos mais ou menos uns seis meses em oração para discernir, de fato, o que Deus queria. E diante da palavra (Isaías, 54), vi que Deus estava conosco e foi aonde tudo começou, foi o marco pra gente botar o pé na estrada.

Portal Católico: De onde surgiu força para as atividades?

Maria Hozana: A força surgiu do sofrimento, diante das dificuldades que enfrentamos, pois existem pessoas que nos apóiam e outras que nos tacam pedras, então foi através do perdão que eu me senti mais livre por dentro. Eu orava e perdoava. Orava e perdoava. E tem sido assim nesses 25 anos. Quando você perdoa, a graça de Deus é liberada para você.

Portal Católico: Quais os projetos que a Comunidade têm para o futuro?

Maria Hozana: Hoje nós temos a proposta de conseguir restaurar as casas do centro de apoio aonde a gente atendia o pessoal de HIV, porém depende muito de recursos e nós não temos, mas eu tenho fé que a gente vai conseguir. E um estúdio para que a gente possa estar gravando, pois queremos lançar uma rádio web.

Portal Católico: “Evangelizando com músicas, ações e palavras”, do que se trata este slogan?

Maria Hozana: Tem uma música que eu fiz que fala disso, que no andar, no falar, no vestir, no pensar, em tudo, enfim, é um conjunto para refletir aquilo que você canta, aquilo que você prega.

Portal Católico: Quem pode e quais são os critérios para ser membro da Comunidade Santa Cecília?

Maria Hozana: As pessoas que chegam aqui, já chegam sabendo que nós trabalhamos com pobres, com presos, drogados, doentes, crianças carentes, com todas as pessoas que estão num estado vulnerável. E na música, tem que ser um cantor missionário e não aquele tipo artista. Aquele que canta e encanta, seja na missa, num grande evento, aonde for preciso, a música tem que chegar com clareza, força e poder para alcançar corações.

Portal Católico: O que é a Comunidade?

Maria Hozana: A Comunidade é um grupo de leigos que vive sua consagração. Nós fazemos os votos de pobreza, castidade e obediência, e estamos unidos à Igreja.

Álbum de fotos.Clique aqui

 

Deixe uma resposta