Comemoração da Semana da Família no Brasil começa neste domingo, Dia dos Pais, e completa 30 anos!

, Destaques
Com o tema “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, a Igreja Católica no Brasil celebra, a partir deste domingo (14), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família. Nesta edição, a série de encontros propostos pela Pastoral Familiar completa 30 anos evangelizando as famílias do Brasil. A aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração em todo o país foi em 1992.
 
“É tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda que mudou o rosto da Pastoral Familiar em todo o Brasil”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.
 
O Padre Edson Bahia, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional NE3 da CNBB, fez um convite especial para todos participarem Semana Nacional da Família: “Com muita criatividade, caminho e fé, possamos juntos, manifestar a presença de Deus no lares, reunindo a família, ou em diversos lugares, partilharem a palavra de Deus no Subsídio da Hora da Família”.
 
 
Histórico da Semana da Família:
 
Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional. Neste ano, segue o tema proposto no X Encontro Mundial das Famílias, realizado em junho, e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o fim de agosto, em Governador Celso Ramos (SC).
 
Para a celebração da Semana Nacional da Família, a Pastoral Familiar conta, desde 1997, com o apoio do livreto Hora da Família. O material conta encontros para cada dia da semana, inclusive para o Dia dos Pais, e com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
 
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar motiva a celebração da vocação à vida familiar em todas as paróquias e comunidades. São propostas reflexões de temas importantes para a compreensão do chamado que é feito a cada um para, especialmente nesta semana, agradecer pelo dom da família, compreender a importância de testemunhar a presença e o amor com o qual Cristo ama a Igreja e que cada família possa viver a vocação à santidade na Igreja.
 
O Mês Vocacional:
 

O Mês Vocacional em 2022 tem como tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). Todas as vocações são lembradas, rezadas e celebradas neste mês. A vocação ao ministério ordenado abriu o mês, sendo celebrada no primeiro domingo. Neste segundo domingo, com o Dia dos Pais, é celebrada a vocação familiar. No terceiro domingo, será celebrada a vocação à vida religiosa. Já no quarto e último domingo, será celebrada a vocação dos leigos e leigas, com o Dia do Catequista.

 

Deixe uma resposta