Com missa solene, a Diocese de Itabuna reabre Seminário Propedêutico

, Homilias

O dia 27 de fevereiro de 2018 vai ficar na história da Diocese de Itabuna, pois foi a data que aconteceu a reabertura do Seminário Propedêutico São José, que foi fechado em 2011.

A santa missa solene  teve início às 19h e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos  e concelebrada por mais de 15 padres e três diáconos. Na oportunidade, Dom Carlos apresentou os novos futuros padres. São eles:IMG_1329

Diego Oliveira, da  Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ferradas em Itabuna;  Igor Lustosa Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itabuna; Mateus  Pereira Nascimento, da Paróquia Cateral de São José de Itabuna, Joedson  Farias da Rocha , da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Santa Cruz da Vitória.

Fazem parte da equipe de colaboradores: Reitor do Seminário Propedêutico São José, o Pe. Adriano Oliveira Fernandes; Vice-reitor, o Pe. Wesley Conceição do Carmo; Diretores espirituais e confessores: Pe.Nicolau Klak , Pe. Jose Andrade Paz e José Nunes Cardoso.   

O prédio possui acomodações para mais de 100 jovens seminaristas, com área de lazer e alguns espaços para momentos de reflexões.

Para cursarem o Propedêutico, deve-se ter idade mínima de 18 anos e apresentar uma carta de apresentação do pároco de sua Paróquia. IMG_1335Além de comprovação de conclusão do ensino médio ou superior cursando. Se você tem vocação religiosa basta procurar a cúria em horário comercial ou procurar o padre de sua paróquia de origem.

Na igreja existem três tipos de Seminário: Maior, Propedêutico e Menor.

Se  trata do primeiro período do tempo de formação para o Sacerdócio. É um tempo introdutório, não deixando de ser um momento de discernimento também, para a entrada definitiva no Seminário Maior, para as etapas de formação filosófica e teológica.

De forma resumida, é um período em que se começa a entrar no ritmo da vida acadêmica, da vida de oração, da vida comunitária e fraterna e do amadurecimento humano-afetivo que se terá de forma mais intensa no Seminário Maior e, por fim, na vida ministerial.

Ao final da celebração, o bispo deu a bênção ao ambiente. E ressaltou: “Quem quiser ser o maior, seja aquele que serve. Aqui não é lugar para aqueles de falar, aqui é lugar para praticar!”.

E em seguida, foi servido um jantar para os familiares dos seminaristas, paroquianos e convidados.

O Seminário Propedêutico  São José fica situado no Bairro Vila Zara.

 Reportagem e fotos: Valdeni Elias

Edição de texto: Anara Passos

Confira mais fotos, só clicar: AQUI

Deixe uma resposta