Clero da Diocese de Itabuna participa de retiro espiritual em Ilhéus

, Homilias

O clero da Diocese de Itabuna realizou entre os dias 04 a 08 de setembro, o seu retiro espiritual, em um hotel no município de Ilhéus (BA). O evento terminou nesta sexta-feira (08), às 12h. Quase todos os padres e diáconos pertencentes à Diocese estiveram presentes.

Foi uma semana inteira dedicada a momentos de reflexão, oração, missa, silêncio, formação e convivência fraterna.

O Exmo. Revmo. Sr. Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem. (Bispo Emérito de Mogi das Cruzes), ajudou o clero na condução do retiro.

No dia (7/09), a santa missa foi presidida por dom Paulo Mascarenhas Roxo e concelebrada por dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna.

A homilia aconteceu por volta das 18h.

O retiro trata-se de um momento privilegiado no qual os clérigos podem renovar suas forças espirituais, o que permitem por parte dos religiosos, um contato maior com Deus, aprofundando o chamado. Também é uma ocasião em todos os padres e diáconos da Diocese de Itabuna puderam  se encontrar para a partilha de vida e a vivência da fraternidade presbiteral e diaconal.

Dom Paulo Mascarenhas explica bem do que se trata o retiro: “Retiro não é uma série de palestras, retiro é o momento em que o Senhor vem ao nosso encontro. Trabalhar a pessoa do padre é fundamental. Um padre bom, um padre santo dá muito mais resultado numa paróquia do que o outro. Estou fazendo reflexões em cima disso, da pessoa do padre. O padre como pessoa humana, que deve ser ponte na pastoral, ajudar as pessoas a chegar perto do Senhor, e depois vamos falar de assuntos bem fundamentais na vida do padre: a fé, o encontro com Jesus Cristo, a comunhão com Jesus Cristo, a Eucaristia. O lado humano do padre tem que ser uma ponte e não um obstáculo para as pessoas chegarem a Jesus Cristo”.

Texto e foto:Portal Católico.net

IMG_0317 IMG_0319 IMG_0328 IMG_0330

Deixe uma resposta