Na noite desta sexta-feira, 26 de junho, a Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, celebrou mais um importante passo na caminhada de formação de cinco candidatos ao diaconato permanente. Durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, PSDP, os candidatos receberam o ministério do acolitato na Paróquia Senhor do Bonfim, localizada no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.
A celebração teve início às 19h e reuniu padres, diáconos permanentes, seminaristas, familiares, amigos e fiéis das comunidades de origem dos candidatos. O rito de instituição do acolitato foi conferido pelo bispo diocesano, marcando mais uma etapa do processo formativo rumo à ordenação diaconal.
Receberam o ministério do acolitato os candidatos Ademilson Ferreira dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Domingos Alves de Andrade, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Reginaldo de Andrade Couto, da Paróquia Senhor do Bonfim, Rogério Freire Costa, da Paróquia Santa Rita de Cássia, todas em Itabuna, e Wilson Carvalho Santos da Mota, da Paróquia São Francisco de Assis, em Itororó.
O acolitato é a segunda etapa da formação dos candidatos ao diaconato permanente, precedido pelo leitorato. A ordenação diaconal está prevista para o início de agosto de 2026, na Catedral Diocesana de São José, em Itabuna.
Na Diocese de Itabuna, os candidatos ao diaconato permanente são leigos casados, com família constituída e reconhecida caminhada de fé na Igreja. Entre os requisitos estão, no mínimo, cinco anos de matrimônio, Ensino Médio completo, indicação do pároco e aprovação da família.
Durante a homilia, Dom Jailton destacou que o ministério confiado aos futuros diáconos é fruto de uma longa preparação e recordou a passagem do profeta Elias, que, cansado, recebeu de Deus o convite para continuar sua missão.
“Deus diz a cada um de vocês: ‘Levanta-te e come, porque o caminho é longo’. O caminho do serviço na Igreja é muito bonito. É uma alegria ver homens, pais de família e profissionais que decidem compartilhar suas forças, sua inteligência e sua vida para servir a Deus na diaconia.”
O bispo ressaltou que o alimento espiritual é indispensável para sustentar a missão cristã.
“Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus, da Eucaristia, da fraternidade, do espírito de família e da comunhão na Igreja. São esses alimentos que fortalecem a nossa caminhada e nos ajudam a superar os desânimos da vida.”
Dom Jailton também destacou a importância do diaconato permanente para a missão evangelizadora da Igreja e recordou uma recente conversa com Dom Wilson Basso, bispo de Imperatriz, no Maranhão, onde serão ordenados 28 diáconos permanentes.
“Esses homens podem levar a Palavra de Deus a muitos lugares onde o padre nem sempre consegue estar. Eles manifestam uma Igreja ministerial, na qual os diversos ministérios são colocados a serviço da comunidade.”
Ao comentar o Evangelho, o bispo refletiu sobre o convite de Jesus para que seus discípulos se esforcem continuamente na vivência da fé.
“A vida cristã exige esforço permanente. É preciso se esforçar para viver o matrimônio com fidelidade, educar os filhos, perseverar na vocação, trabalhar e permanecer fiel aos valores do Evangelho em um mundo que tantas vezes caminha na direção contrária.”
Dom Jailton concluiu afirmando que a celebração da Eucaristia fortalece os cristãos para perseverarem na missão recebida.
“A Eucaristia nos convida a nos esforçarmos ainda mais para vivermos autenticamente nossa vida cristã, como discípulos e seguidores de Jesus Cristo.”
Segundo a Escola Diaconal da Diocese de Itabuna, o ministério do acolitato representa um passo significativo na caminhada de serviço à Igreja, inspirado pelo lema “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 100,2).
Comments
No comment