Centenas de fieis e devotos celebram São Judas Tadeu em Itabuna

, Homilias

A Igreja Católica celebrou nesta segunda-feira, 28 de outubro, a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas urgentes e impossíveis. São Judas é um dos santos mais populares no Brasil.

O Judas Tadeu é um dos doze apóstolos e não se trata de Judas Iscariotes. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).
Na diocese e cidade de Itabuna, no sul da Bahia, tem uma paróquia que tem São Judas como padroeiro. A paróquia fica situada na Avenida Ilhéus no cento da cidade.Com o tema central da festa: “Chamados à Santidade”, a paróquia iniciou os preparativos da festa no dia 19 e finalizou nesta segunda-feira, com missa às 19h e procissão pelas ruas dos bairros Pontalzinho, Castália e Avenida Juracy Magalhães, com centenas de fieis paroquianos e devotos, demostrando em público, a sua fé pelas ruas da cidade. Representando o Poder Legislativo de Itabuna, estava presente o vereador católico Enderson Guinho e sua comitiva.

 A presidência da missa solene foi feita pelo Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. E a concelebração foi feita pelo pároco da igreja matriz de São judas Tadeu, o Pe. Acássio Alves, além de  padres e diáconos que fazem parte do clero da diocese.

Na homilia, Dom Carlos disse: “A Palavra de Deus é para ser vivida. A Palavra de Deus é para ser constituída no coração E com esse tema, a Palavra de Deus faz a gente refletir ‘Quem somos nós?’, ‘O que nós devemos fazer?’. Nós somos chamados a sermos a família de Deus”.

Após a procissão, Dom Carlos deu alguns avisos e um deles é sobre a posse dos Frades Capuchinhos da Paróquia Santa Rita de Cássia que acontecerá no dia 18 de novembro às 19h, na igreja matriz que fica situada no bairro São Caetano em Itabuna. Com as transferências de Frei Genilton, Frei Anailton Brito e Frei Carlos  Inácio, vêm para a paróquia, os padres: Frei Gilton Oliveira e Frei José Luiz.
Em dezembro, terão duas ordenações diaconais dos seminaristas Diego Americano (da cidade de Itororó) e Ubiratan (de Itabuna), além de outro seminarista, o Murilo, que vai receber o Leitorato.

Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos do evento: 
www.facebook.com/portalcatolicooficial

 

Deixe uma resposta