Celebração marca Investidura de 9 novos ministros da Eucaristia em Itabuna

, Homilias

Nesta quinta-feira, 10/10, foram instituídos 9 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e da Palavra, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia, às 19h.
O rito foi presidido pelo pároco da igreja matriz de Santa Rita de Cássia, o Pe. Frei José Genilton Costa, OFM.Cap. A concelebração foi feita pelo Frade Capuchinho, o  Pe. Frei Carlos Inácio. Em suas palavras, o Frei Genilton ressaltou a importância de se atender ao chamado de Deus para servir a igreja e aos irmãos: “Hoje, o que Deus está fazendo com vocês é muito especial. Vocês foram escolhidos  e inseridos no amor de Deus para fazer a diferença. Vocês foram chamados por Deus  para ir ao encontro daqueles irmãos que estão necessitados de amor de Deus e receber Cristo na Santa hóstia consagrada. 

Ser ministro da eucaristia é um papel de extrema importância, eles zelam por um Jesus vivo! Um ministro tem uma função muito importante não somente dentro da igreja, mas também nas comunidades, nas residências dos enfermos, e é uma função de amor e doação ao próximo. O coração de Jesus se alegra ao ver que seu exército de amor bondade está crescendo”.
A Paróquia é composta por quatro comunidades e hoje, segundo informações da coordenação paroquial, possui 47 Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia.

A missão dos ministros da eucaristia deve ser:
Participação constante nas celebrações de toda comunidade;vida eucarística na Igreja e na vida social; união com Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus;  cuidado com os objetos sagrados como o sacrário, a âmbula, o altar, o cálice. O ministro deve se preocupar em sempre usar trajes dignos de sua missão,de fazer uma breve adoração ao chegar ao altar, fazer genuflexão ao abrir e fechar o sacrário. Os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso, deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto, procurar fazer orações e estar sempre em adoração.

Deixe uma resposta