Católicos itabunenses homenageiam e celebram Santa Rita de Cássia em última noite de Novenário

, Homilias

O Novenário de Santa Rita de Cássia, padroeira do bairro São Caetano, em Itabuna (BA) atraiu uma multidão de católicos de vários bairros da cidade para participar dos festejos em homenagem à santa das causas impossíveis.

O Novenário teve início no dia 13 de maio e encerrou nesta segunda-feira (22).  O tema para este ano foi: “Santa Rita e a Devoção Mariana”. Foram nove noites de preparação com missas todas as noites, orações, rezas do terço, procissões quermesses e atrações musicais.

O momento foi de muita comemoração para os paroquianos  e fies de santa, pois este ano a Paróquia Santa Rita de Cássia comemorou 49 anos de fundação.  Na oportunidade, o pároco da Paróquia de Santa Rita, o frei José Genilton, ressaltou a importante figura do frei Joaquim Cameli na evangelização da igreja matriz: “Temos que agradecer muito ao frei Joaquim Cameli, pois este homem foi o construtor de vinte e sete paróquias em Itabuna e região e seus oitenta e sente anos contribui muito com seus trabalhos de evangelização”, disse.

O frei Joaquim Cameli esteve em todas as missas e foi muito aplaudido e parabenizado pelo seu trabalho de evangelização na última noite da novena.

Mais de 15 mil fieis de vários bairros de Itabuna e de cidades circunvizinhas estiveram presentes durante todo o período do Novenário. A Festa de Santa Rita de Cássia encerrou, nesta segunda-feira, com muita alegria, oração, missa, procissão pelas principais ruas do bairro e a bênção do Santíssimo Sacramento. Vários testemunhos de bênçãos e graças alcançadas foram relatados pelos fieis nesta 49º Novenário de Santa Rita.

As festividade tiveram início às 5h com a alvorada, as 18h, aconteceu a reza do terço e às 19h, a tradicional missa solene, que foi presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, o Dom Carlos Alberto, e concelebrada por vários padres, diáconos e seminaristas. A igreja ficou completamente lotada.

Para fechar esse dia tão especial, Dom Carlos Alberto disse: “Não é a toa que estamos aqui, nós temos o grande exemplo de Santa Rita. Pela perseverança, pela constância, pela vontade de cada vez mais ser santa, ela ultrapassou as barreiras da vida. Faça você também este caminho, assim como fez Santa Rita”.

Vale ressaltar que nesta próxima quinta-feira (25), às 19h, Dom Carlos Alberto vai presidir a santa missa na Paróquia Santa Rita Cássia. 

Texto e fotos:Portal Católico.net

Confira as fotos no nosso site: http://portalcatolico.net/portal/index.php/festa-de-santa-rita-2017-em-itabuna/

Assista o vídeo:

Deixe uma resposta