Casamento Comunitário é realizado em Itabuna

, Destaques

Neste sábado (27), três casais realizaram o sonho de receber o sacramento do matrimônio pela primeira vez. A cerimônia religiosa teve início às 18h, na comunidade São Francisco de Assis, situada no Banco Raso em Itabuna (BA). A celebração do matrimônio comunitário foi uma oportunidade organizada pelo Frei José Genilton da igreja Santa Rita de Cássia, juntamente com os membros da Pastoral da Família Paroquial e da Crisma.

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja Católica que tem como objetivo trabalhar a prevenção da estrutura familiar, defendendo e promovendo o respeito e a dignidade da família, seus direitos e deveres.

O Matrimônio Cristão, por seu lado, torna-se sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo e da Igreja. E uma vez que significa e comunica a graça desta aliança, o Matrimônio entre batizados é um verdadeiro sacramento da Nova Aliança.
No casamento comunitário podiam ser encontrados casais com 30 a 40 anos de idade e muitos já convivem juntos.

A Pastoral Familiar foi a responsável pela decoração e toda organização do casamento, assim como a preparação dos casais, oferecendo aos mesmos, a oportunidade do matrimônio religioso. 
O casamento comunitário tem os mesmos direitos perante a lei na união matrimonial do civil e do religioso. Este momento é uma oportunidade que os casais têm para regulamentarem a sua situação sacramental, recebendo o sacramento do matrimônio.

 O casamento foi celebrado pelo vigário paroquial, o frei Carlos Inácio  que falou da importância da espiritualidade e do diálogo no matrimônio, bem como os valores deste sacramento. Lembrando que antes deste  grande momento, os casais passaram por uma preparação, ouvindo palestras e refletindo sobre a administração familiar, a importância da espiritualidade e do diálogo no matrimônio, bem como o valor deste sacramento.

O Portal Católico parabeniza a Pastoral Familiar pela iniciativa e organização bem como os recém-casados pela união.

Texto:Portal Católico.net

Deixe uma resposta