Bispo Dom Jailton ordenou dois novos Diáconos transitórios para a Diocese

, Homilias

A tarde deste sábado (18) foi marcada pela emoção. Na paróquia São José Operário em Teixeira de Freitas, os jovens Emanoel Silva dos Santos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Marcos Viana Silva (Paróquia São Lourenço de Teixeira de Freitas), deram mais um passo rumo ao sacerdócio, onde receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o diaconato pelas mãos do bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino. A Celebração Eucarística teve início às 17h e contou com a presença de parte do clero diocesano, seminaristas, religiosas, religiosos, familiares, padres e diáconos amigos dos neo-diáconos da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Após a proclamação do Evangelho, os candidatos ao Diaconato foram apresentados ao Bispo Diocesano pelo Reverendíssimo Padre Isael, Reitor do Seminário Maior São João Paulo II.

“O diácono é chamado a viver no amor de Cristo e no amor aos irmãos. A espiritualidade diaconal ela tem seu eixo fundamental na dinâmica do amor. Diácono é o homem apaixonado por Jesus Cristo e pela humanidade. Apaixonado pelo gesto de serviço que devem ser expressão mais genuína do amor que ele tem por Cristo do verdadeiro amor que Deus tem por cada um de nós, a ponto de dar o seu filho unigênito, para nossa redenção, para nossa salvação. O diácono é chamado a ser servidor do senhor e de sua Igreja. É um grandíssimo dom de Deus no seio da comunidade. Mas não pode ser entendido como honraria ou fonte de privilégios. Para exercer o diaconato é preciso ter coração e a vida do servo do Senhor, é preciso um coração dedicada, naqueles que mais sofrem, os mais abandonados. É chamado para ser servidor dos mais pobres”, destacou Dom Jailton durante a Homilia.

Momento da Prece Litânica – Foto: Marcos e Breno (PASCOM DIOCESANA)/Divulgação

Terminada a homilia, os ainda seminaristas Emanoel e Marcos declararam o propósito de exercerem o Ministério Diaconal em conformidade com a vontade de Cristo e da Igreja, sob a orientação do bispo, a quem juraram obediência. Após a recitação da Prece Litânica, Dom Jailton impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos.

As vestes diaconais que estavam nas mãos das mães dos jovens foram levadas até cada um deles, para que fossem vestidos, com a ajuda de sacerdotes. Já ordenados, os neo-diáconos receberam o Evangeliário, que é o livro dos Evangelhos. “Neste ano todo particular que vive a nossa diocese, é com o coração transbordante de alegria, de felicidade, que nossa Igreja diocesana aqui se reúne dentro deste ano do jubileu de diamante, para bendizer por este presente de natal que Deus nos concede, que é a ordenação deste jovens”, afirmou o bispo ao apresentar os diáconos à comunidade.

Para o neo-diácono Marcos Viana, o sentimento é de se colocar mais a disposição a serviço do Reino de Deus. “É maravilhoso poder experimentar da graça de Deus. O sentimento que sinto neste momento é de me colocar ainda mais à disposição a serviço do Reino de Deus, propagando o evangelho, levando a todos a boa nova, servir aqueles que mais necessitam e como pede o diaconato: exercer com eficiência a caridade”, contou.

“Muita gratidão a Deus por ele ter me alcançado com a sua misericórdia, com a sua bondade para com este dia, por me sustentado até o final dessa caminhada e, que começa uma nova missão”, declarou o neo-diácono Emanoel Silva.

Ao final da celebração, Dom Jailton anunciou que o Diácono Emanoel exercerá o diaconato na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda em Itanhém. Já o Diácono Marcos exercerá o serviço na Residência Episcopal, além de segunda a sexta dedicar-se-á Cúria Diocesana, servindo a Diocese não somente em uma paróquia mas em todas as paróquias.

A Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/BA louva a Deus pela vida e pelo sim dos novos diáconos.

Por PASCOM DIOCESANA/DIOCESE DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA)

Fotos: Marcos Batista e Breno (PASCOM DIOCESANA)

Álbum de fotos: AQUI

Deixe uma resposta