Arcebispo de Milão conta histórias de Natal às crianças

“Olhos novos diante do presépio” -em italiano ‘Occhi nuovi davanti al presepe’-, assim se intitulam as histórias de Natal escritas por Dom Mario Delpini, Arcebispo de Milão, e que desde o dia 16 de dezembro são o epicentro da novena que celebram as crianças dos oratórios e escolas da cidade italiana em preparação ao nascimento de Jesus.

O texto de 32 páginas, que foi editado pelo Centro Ambrosiano, com as ilustrações de Irene Sala, contêm nove histórias e nove imagens do presépio para redescobrir o valor do afeto sincero, a alegria de dar, e o amor para sempre; tudo em espera e preparação da chegada do Menino Jesus que “nasce para nós com o coração cheio de graça”.

“Este ano, quero acrescentar novas imagens no meu presépio. Quero convidar personagens à gruta de Belém. Um por dia, para toda a novena natalina”, assinala Dom Delpini.

Vários são os personagens que as crianças vão incluindo no presépio nos dias da novena de Natal. Cada uma das imagens representa uma situação que Dom Delpini convida a incluir na vida das crianças, como a presença e afeto dos avós, a amizade, o desejo de paz, a alegria do Natal, entre outros; todos personagens que ajudarão a caminhar até a gruta de Belém com um novo olhar, a partir da perspectiva do coração das pessoas.

Para acompanhar a novena que vem se realizando nos oratórios e escolas de Milão, também se dispôs um esquema de celebração, que é possível descarregar a partir da página web da Arquidiocese de Milão (chiesadimilano.it), e foram propostos pelo Serviço para o Oratório e o Esporte, com a colaboração da Fundação Diocesana para os Oratórios Milaneses.

Este esquema de celebração faz referência a nove dons para o Natal, que vem sendo meditados a cada dia da novena e que representam os personagens, com ‘olhos novos’ que fazem parte do presépio do Arcebispo de Milão. Estes dons são: o afeto dos avós, o desejo de paz de todas as crianças do mundo, como é fácil fazer o bem com os amigos, o sorriso ao enfermo, a saudade de quem está longe, a alegria de dar, o amor que dura para sempre, a confiança, a oração.

Além disso, se dispôs um canto de Natal, realizado em torno dos ‘Nove dons para o Natal’ propostos por Dom Mario Delpini; e estão disponíveis as nove imagens do presépio especial do prelado.(Gaudium Press) 

Deixe uma resposta