Ações de preservação ambiental do Santuário Nacional vão ao encontro do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

, Destaques

No Santuário de Aparecida, a relação de cuidado com a natureza é contínua há vários anos

Por Lídia Tostes

Instituído pelo Papa Francisco em 2015, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é celebrado anualmente pelos cristãos em 1º de setembro. A data traz à tona reflexões sobre os cuidados com a Terra, casa comum a todos os povos, e orações agradecendo à Deus, o Criador, por todos seres que habitam no planeta. Além de recordar ações práticas de zelo para com o meio ambiente.

No Santuário Nacional de Aparecida (SP), a relação de cuidado com a natureza é contínua há anos. Ações diárias de preservação ambiental fazem parte da rotina de trabalho da equipe do maior centro de peregrinações brasileiro. Elas estão presentes, por exemplo, no tratamento de caixas de gordura e na coleta de óleo usado, em parceria com os restaurantes do Centro de Apoio ao Romeiro; no descarte correto de materiais recicláveis, como lâmpadas; e no cuidado com os cinco quilômetros de muro verde que cercam o complexo.

O Hotel Rainha do Brasil ganha destaque no que diz respeito a questões ambientais. Ele foi o primeiro do ramo hoteleiro a receber o Selo Verde de Certificação de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro em 2013. A gerente do Hotel, Ana Percídia, comenta a conquista.

“Mantemos o compromisso em conservar e sempre buscar ações que tornem nossa operação mais sustentável e que impactam positivamente ao Meio Ambiente. Desta forma, nossa administração age diretamente no comportamento de nossos funcionários, que fomentam ideias sustentáveis no seu dia-a-dia e levam às suas famílias e ambientes de convívio”, afirma Ana Percídia.

O plantio de árvores para a reconstrução da Mata Atlântica também é uma preocupação da Basílica de Aparecida. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2016 uma área de quase 300 hectares está sendo restaurada. Cerca de 524 mil árvores já foram plantadas em Aparecida e Taubaté, cidades do Vale do Paraíba (SP).

“A gente vem trabalhando um processo que chamamos de restauração florestal de áreas degradadas. É uma área bem grande onde havia uma pastagem bem degradada e agora está sendo convertida em uma área de Mata Atlântica, como era originalmente”, explica o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes.

Também zelando pela vegetação, o Santuário Nacional firmou, recentemente, parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura do município a fim de combater os incêndios florestais que acontecem na cidade. Principalmente neste período de inverno, com a baixa umidade do ar e a falta de chuvas, os riscos de ocorrência de incêndios aumentam.

A Encíclica Laudato Si, escrita pelo Papa Francisco há seis anos, guia todas estas tarefas e inspira a conscientização social. Desde 2016 “iniciamos ações junto ao município de Aparecida, como a adoção de algumas áreas verdes. Também passamos a ter ações diárias referentes à redução a quase zero do consumo de copos plásticos e redução de energia elétrica”, comenta o gestor de Áreas Verdes do Santuário Nacional, Washington Agueda.

A importância dos cuidados com a criação vai ser lembrada, ainda, durante todo o mês de setembro. Já que também tem início nesta quarta-feira (1) o Tempo da Criação, uma celebração anual ecumênica que se estende até o dia 4 de outubro, memória litúrgica de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia.
 Foto: Thiago Leon

Deixe uma resposta