Na tarde deste sábado (17), os catequistas das comunidades e da igreja matriz de Santa Rita de Cássia, visitaram o lixão de Itabuna (BA). Essa visita é realizada todo o ano pelos catequistas e os jovens da Perseverança e do Crisma.
Segundo Rosângela, uma das catequistas, “a visita serviu para orientar os jovens e seus familiares atentar-se para realizar a embalagem correta do lixo doméstico evitando acidentes com os garis e os catadores”.
Os jovens ficaram impressionada com a quantidade de lixo que é produzido em na cidade. “Nunca imaginei que são coletados tanto lixo e este processo começa dentro de nossas casas”, disse uma das jovens que está se preparando para receber o sacramento da Crisma em 2019, na paróquia Santa Rita de Cássia na Diocese de Itabuna.
Os jovens observaram que as condições insalubres, contudo, não impedem a presença de centenas de homens e mulheres que disputam cada metro quadrado do lixão à céu aberto da cidade de Itabuna, em busca da sobrevivência.
Uma das catadoras do lixão, emocionada, revelou que tem pessoas doentes em sua família, e que para ajudar, acaba buscando a sobrevivência no lixão. Ela informou ainda, que tem pessoas que tiram o sustento há 12,15 e 30 anos. Alguns iniciaram esse trabalho ainda criança., no meio dos porcos, dos urubus e no meio de tanto material capaz de transmitir doenças.
Ao término da visita, uma senhora fez um pedido especial: “Não esqueçam de nós!”.
Você também pode contribuir com essas pessoas. Seja doando roupas, alimentos, calçados, ou simplesmente um pouco do seu tempo e do seu carinho.
Reportagem e fotos: Valdeni Elias
Edição de texto: Anara Passos (Jornalista)
Álbuns de fotos: Clique aqui confira
Comments
No comment