19 de março: dia do glorioso São José!

, Artigos

Hoje, 19 de março é dia de homenagear São José, pai adotivo de Jesus. São José também é padroeiro da Diocese, da Catedral e da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A Diocese de Itabuna tem mais duas paróquias que também estão festejando o seu padroeiro, nas cidades de Una e São Jose da Vitória. E a Diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, tem três cidades  festejando São José: Nova Ibiá, Ibirataia e Gandu, todas no baixo sul baiano. Outras, centenas de paróquias e capelas estão em festa no Brasil e em todo o continente.

Conheça a história de São José, homem justo e pai de Jesus

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Como São José morreu?
Nos primeiros séculos da igreja, o que era pregado é que José foi avisado por um anjo que sua hora estava próxima, mas não se sabe quando e quantos anos Jesus possuía. Com a notícia que recebeu, ele decidiu ir até o Templo de Jerusalém e pedir o auxílio de Deus nesse momento.
Chegando em casa, adoeceu e morreu sendo velado com muito amor por Jesus e Maria.
No entanto, o último relato de José na Bíblia Sagrada, acontece na passagem de que Jesus, ainda com 9 anos, está no templo conversando com
os sacerdotes. Portanto, não existem relatos oficiais acerca de como São José morreu, assim as histórias contadas podem ser apenas especulações.

Festividade do santo

A festividade é comemorada com missas solenes, orações e principalmente a famosa novena do santo.
Por ser considerado padroeiro dos pais e trabalhadores, em alguns países se comemora o dia dos pais justamente nessa data. A importância da devoção ao santo já foi confirmada em uma das revelações de Deus a Santa Águeda.

Oração de São José

Ó glorioso São José, digno de ser amado, invocado e venerado com especialidade entre todos os santos, pelo primor de vossas virtudes, eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão, perante a Santíssima Trindade, perante Jesus Vosso Filho adotivo, e perante Maria, Vossa Santíssima Esposa, minha Mãe terníssima, tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos, por meu protetor e pai, proponho firmemente nunca esquecer-me de Vós, honrar-Vos todos os dias que Deus me conceder e, fazer quanto em mim estiver para inspirar vossa devoção aos que estão sob o meu encargo. Dignai-vos vo-lo peço ó pai do meu coração,conceder-me a vossa especial proteção e admitir-me entre os vossos mais fervorosos servos. Em todas as minhas ações assisti-me, junto de Jesus e Maria favorecei-me, e na hora da morte não me falteis, por piedade. Amém”.

Deixe uma resposta