Viva, São José! Fieis celebram o padroeiro da Catedral, da diocese e da cidade de Itabuna.

Chegou o grande dia de festejar o glorioso São José em todo o mundo! Esta data religiosa celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. José de Nazaré ou simplesmente José, é um dos santos mais populares e venerados pela Igreja e pelos católicos!
 
Na região do Sul da Bahia, São José é padroeiro dos municípios de Itabuna, São José da Vitória e Una.
Em Itabuna, por exemplo, hoje é feriado! E durante todo o dia, acontece uma programação especial em homenagem ao santo que é padroeiro da cidade, da diocese e da Catedral.
 
Muitos fieis participam das missas realizadas na Catedral que leva o nome do homenageado do dia.
Logo cedo, às sete da manhã, a Catedral ficou lotada de fieis e devotos que louvaram e celebraram a primeira missa do dia, a Missa da Comunidade, dedicada ao chefe da Sagrada Família.
 
A missa foi presidida pelo padre Gilvan de Oliveira, pároco da Catedral de São José. Na oportunidade, o religioso ressaltou a importância de São José e relembrou tudo o que ele representa para a Igreja e para os católicos.
Durante uma entrevista concedida para a TV Santa Cruz, que está acompanhando os festejos neste dia santo, o padre Gilvan falou sobre este dia especial e fez um convite para a toda a comunidade: “Hoje é um dia de muita alegria para os cristãos do mundo todo, onde se relembra as virtudes deste grande homem da Bíblia, chefe da Sagrada Família, sua fidelidade ao Projeto de Deus, este homem que era crente na palavra de Deus do Antigo Testamento, que prometia a vinda do Messias e ele teve a graça de receber em seus braços esse Messias. Então, por seu sim, também, como Maria, mãe de Jesus, nós temos a alegria de hoje contarmos com o Salvador Jesus. A Igreja pensa, sim, na sua catequese, na sua teologia, na sua doutrina e ensina. Nós não estamos mais nas trevas, perdidos, isto é, conhecemos a verdade que nos foi transmitida por Jesus.
 
E estes personagens, estas pessoas santas que nós honramos, veneramos, como Maria, mãe do Senhor, São José, seu padrasto, pai adotivo de Jesus, por eles temos a salvação. Então, como não amar estes personagens, como não nos alegrarmos deste dia? Então, aqui em Itabuna, o temos como padroeiro local da Catedral e da cidade. E essa devoção é em toda a região. O povo do Sul da Bahia tem verdadeiro amor e reverência a este homem, modelo, exemplo de fé, exemplo da Sagrada Família. É um dia muito especial para Itabuna e região. Dia de agradecer, dia de louvar.
 
Hoje é esse dia santo na nossa cidade, feriado em Itabuna. Infelizmente nas cidades vizinhas não é feriado, mas sendo possível venham participar desse dia festivo. Três horas temos a última missa do dia e após a última missa, às quatro e meia da tarde, temos a caminhada de fé, que é um momento muito forte de piedade, de emoção. Pessoas caminhando com alegria, louvando a Deus por este grande homem, São José, pagando suas promessas. É um momento realmente ímpar na vida da igreja. Então convido a todos para viverem esse momento. Traga a sua família, venha viver esse momento de graça, de fé, de emoção e espiritualidade”, finalizou o padre.
 
Às 10h, aconteceu uma solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto.
A programação segue à tarde, a partir das 15h, com a Missa da Romaria, seguida do solene ato de fé, a tradicional procissão com a imagem de São José pelas ruas de Itabuna. O encerramento acontece com a benção do Santíssimo Sacramento. 

Deixe uma resposta