Tríduo em honra a São Padre Pio acontece em Itabuna

, Homilias

A Paróquia Santa Rita de Cássia está celebrando o Tríduo do padre Pio que teve início nesta quinta-feira (21) e segue até domingo, 24. O Tríduo  está sendo realizado na igreja matriz de Santa Rita de Cássia, no bairro são Caetano em Itabuna (BA). E o tema para este ano é: “Padre Pio Devoto de Maria.”

A santa missa de abertura aconteceu às 19h e foi presidida pelo pároco da igreja matriz, o frei José Genilton e concelebrada pelo vigário paroquial o frei Carlos Inácio. Na homilia, frei Genilton falou um pouco sobre a história do homenageado, que desde criança manifestou interesse pelas coisas de Deus.

Padre Pio de Pietrelcina, chamava-se Francesco Forgione e nasceu em Pietrelcina, no povoado de Benevento, no dia 25 de maio de 1887.

Pertencia a uma família humilde e desde muito menino Francesco trazia em si o desejo de consagrar-se totalmente a Deus e este desejo o distinguia de seus conterrâneos. Tal “diferença” foi observada por seus parentes e amigos.

Ainda menino, ele não faltava às missas e mostrava grande admiração por Nossa Senhora e Jesus, tornando-se também amigo do seu Anjo da Guarda. Francesco recorria a ele muitas vezes pedindo ajuda no seu caminho de viver o Evangelho. Não é à toa que, mais tarde, Padre Pio exortava os fiéis a pedirem ajuda ao anjo da guarda. Ele sabia que o que os anjos mais querem é conduzir seus “guardados” para Deus. Por isso, dizia, a intimidade de cada um com seu anjo da guarda é de grande importância.

Além dos estigmas que tiveram duração de 50 anos, existem vários relatos atestando que Padre Pio tinha o dom da bilocação. Entre os tantos milagres atribuídos à sua intercessão está a cura de uma criança chamada Matteo Pio Colella. Sobre ele se desenrolou todo processo de canonização do Padre Pio.

O Papa Bento XV disse sobre ele: “Padre Pio é um daqueles homens extraordinários que Deus envia de vez em quando à terra para converter os homens”.

Papa Paulo VI: “Veja que fama ele alcançou! Quanta gente de todo o mundo ele reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era, difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento.”

Papa João Paulo II: “Padre Pio foi um generoso dispensador da misericórdia divina, sobretudo através do sacramento da Penitência. O ministério do confessionário atraía numerosas multidões de fiéis. Mesmo quando ele tratava os peregrinos com severidade aparente, eles, tomando consciência da gravidade do pecado e arrependendo-se sinceramente, voltavam quase sempre atrás para o abraço pacificador do perdão sacramental.”

A exumação do corpo incorrupto de Padre Pio aconteceu no dia 20 de abril de 2008 e no mesmo dia foi exposto para o público na cripta da Igreja de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo.

Padre Pio pode ser considerado o Apóstolo do Sacramento da Confissão. Através deste sacramento, aconteceram grandes milagres de cura de corações feridos e conversões.

Confira as fotos da 1ª noite. Clique aqui

Deixe uma resposta