Sínodo dos Bispos: Igreja quer conhecer as expectativas e os trabalhos pastorais dos jovens

, Eventos

Jovens de todo o mundo, inseridos ou não na Igreja, estão sendo convocados para colaborar com a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2018, no Vaticano. O Sínodo, que reúne o episcopado com o Papa, terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Para participar, o jovem pode clicar aqui. O questionário deve ser respondido até o dia 23 de julho.

No Brasil, cada Arqui(diocese) tem se organizado de forma que os jovens possam participar. Na Arquidiocese de Salvador, a contribuição da juventude se dará mediante um questionário formado por 17 perguntas, sendo que as do número 1 ao 7 “referem-se tanto aos jovens que frequentam os ambientes eclesiais, bem como aqueles que estão mais distantes”. Já as três últimas (do número 8 ao 10) são as questões específicas por área geográfica, neste caso, América.  Após respondidos, os questionários serão enviados ao Vaticano.

Para ajudar os jovens na compreensão do questionário, a Pastoral da Comunicação (Pascom) e o Setor Juventude prepararam um vídeo com o bispo referencial da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva. Confira!

 

Mas o que é o Sínodo?

A palavra “sínodo” vem de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Logo, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja. O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI  com o Motu proprio “Apostolica sollicitudo”, de 15 de setembro de 1965.

Fonte:Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta