Seminaristas recebem o Ministério do Leitorato em Itabuna

, Entrevistas

Com a participação dos familiares e amigos, três seminaristas deram mais um passo em direção ao altar, ao receberem o Ministério do Leitorato, na noite desta sexta-feira, 27 de dezembro, às 18h, na Catedral de São José em Itabuna. A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada pelo pároco local, Pe. Gilvan Oliveira juntamente com outros padres e diáconos da diocese de Itabuna e de outras regiões do país.

Os seguintes seminaristas foram Instituído  no Ministério do Leitorato : Jabson Santos Silva (Paróquia Santa Luzia da cidade de Santa Luzia),  Muryllo Oliveira Reis (Paróquia Santo Antônio da cidade de  Itororó), Pedro Vinicius Santos de Oliveira (Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna).

Na oportunidade, um dos três seminaristas, o Murilo,  falou emocionado, em nome dos outros colegas: “Neste momento especial, Deus olha para a nossa alma, e apesar da nossa pequenez, Ele nos ama. Hoje, demos mais um passo nessa caminhada, e por meio das mãos de Dom Carlos, nos concedeu o Ministério de Leitor. Agradecemos a Deus por ter nos dado forças para chegar até aqui! “.

Ele também agradeceu aos familiares, pelas orientações, orações e apoio. Murilo deixou a faculdade de Enfermagem para atender o chamado de Jesus e aproveitou o momento para aconselhar outros jovens a não ter medo de seguir o chamado de Jesus.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia, os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O Leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

O que isso significa na vida de um seminarista?

Ao se aproximar a ordenação sacerdotal, a Santa Igreja na sua pedagógica Tradição exige quatro passos mais concretos: o primeiro, é a Admissão às Ordens Sacras; o segundo, o Leitorato; o terceiro, o Acolitato, e o quarto, a Ordenação Diaconal. Depois disso acontece a Ordenação Presbiteral, onde o seminarista torna-se Padre, sacerdote do Altíssimo por toda a eternidade. 

Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos:
www.facebook.com/portalcatolicooficial

Deixe uma resposta