Seminarista Pedro Vinicius é ordenado Diácono transitório na Diocese de Itabuna

, Homilias
O bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, ordenou o seminarista Pedro Vinícius Santos de Oliveira, a diácono transitório na noite deste sábado, às 18h, na Catedral de São José. 
A Missa de Ordenação Diaconal reuniu padres da diocese de Itabuna e de outras regiões do Brasil e diáconos permanentes, religiosos, pastorais, movimentos, comunidades, bem como, seminaristas. Também estavam presentes o Reitor do Seminário, Padre Adriano Fernandes; o vigário geral da diocese de Itabuna, o Pe. Nicolau Klak; além familiares e fieis.
 
 A solenidade foi transmitida na íntegra pela pelas mídias socias da Diocese.
 
Na homilia, o bispo destacou: “Nós nos alegramos com o presente que Deus está a nos oferecer, que é o Diácono Pedro Vinicius, para servir e para amar. Que você seja cada vez mais fiel ao chamado de Deus. Que você seja cada vez mais amoroso, cada vez mais àquele que abraça os ensinamentos do Senhor, para que seja sinal desse mesmo Senhor, para tantos irmãos e irmãs com que nós iremos trabalhar”.
Ainda como parte do ritual, Pedro Vinicius, foi revestido com a estola diaconal, recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo e o abraço da paz em sinal de acolhida ao serviço de diácono transitório.
Ao final da celebração, o neo-Diácono Pedro Vinicius agradeceu a Dom Carlos Alberto dos Santos e à Igreja Particular de Itabuna que o acolheu; aos formadores e reitores que passaram pelo Seminário durante seu discernimento vocacional; aos seus familiares e a todos que contribuíram em sua vocação.
Nos tempos apostólicos (At 6,1-6), eram instituídos homens de testemunho cristão, pela imposição das mãos, para contribuírem na missão evangelizadora da Igreja. 
O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. A ordem consta de três graus: diaconato, presbiterado e episcopado.
No primeiro grau, no diaconato, um homem se torna clérigo, ou seja, deixa de ser leigo para pertencer ao clero diocesano.
E na realidade do diaconato, existem dois tipos de diáconos: os transitórios e os permanentes. 
O diaconato transitório é aquele que recebe o sacramento da ordem no grau do diaconato para depois receber o segundo grau e torna-se presbítero (padre), conforme o costume da Igreja. Já o diaconato permanente é aquele concedido a homens que podem ser casados ou não; e, que não prescreve a obrigatoriedade do celibato, exceto no caso do falecimento do cônjuge. O diaconato permanente não visa a aspiração ao segundo grau da ordem.
 
Confira o álbuns de fotos AQUI
 
 Conheça um pouco a trajetória de Pedro Vinicius:

Deixe uma resposta