São Sebastião: intercessor dos enfermos e de crianças e jovens em vulnerabilidade social

, Eventos

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, sexto dia da Trezena de São Sebastião, a comitiva visitou hospitais, casas beneficentes e igrejas dedicadas ao Santo Padroeiro da Arquidiocese e da cidade. O primeiro local a receber o cortejo foi a Policlínica Nossa Senhora das Graças, administrada pela Marinha, no bairro da Tijuca, e contou também com a presença do vigário episcopal do Vicariato Norte, Padre Cláudio dos Santos.

Logo no início, os militares hastearam a bandeira do Brasil, convidando a todos a rezarem pela pátria e por suas necessidades. Esse foi um dos sentimentos de Solange Villela, paroquiana da Igreja São Francisco Xavier, na Tijuca.

“Essa é a oportunidade que temos para rezar pelo nosso país, porque estamos precisando. Sou devota de São Sebastião e é isso o que é peço a ele”, afirmou.

No local, o Cardeal Orani João Tempesta realizou a celebração missionária, conversou com alguns pacientes e familiares, e ainda visitou alas da policlínica, como a odontologia, fisioterapia e a GAAPE, onde acontecem os atendimentos às crianças com necessidades especiais.

Devota do santo, a presidente da Associação de Nossa Senhora de Nazaré dos Capuchinhos, Maria deSexto_dia_Trezena_20173_12012017190427 Nazaré, pediu a intercessão do padroeiro pela saúde do genro.

“Sou devota de São Sebastião desde criança, meu pai tinha o mesmo nome, justamente por ter nascido no dia 20 de janeiro. Peço a ele a intercessão pela vida do meu genro que sofre de câncer. Sei que para Deus nada é impossível”, testemunhou.

De acordo com o capitão de mar e guerra médico Carlos Eduardo Araújo, esse é o quarto ano que a policlínica recebe a Trezena. Ele ainda acrescentou que é um motivo de muita honra receber Dom Orani e a imagem de São Sebastião.

“Os nossos pacientes precisam desse ‘além do remédio’, esse tipo de visita, acolhimento, fornece o intangível, aquilo que não está na ciência, atinge algumas conexões neurais, emoções, que certamente melhoram o paciente”, concluiu o capitão.

Associação Beneficente São Martinho

Em seguida, a comitiva seguiu em direção à Associação Beneficente São Martinho, na Lapa, que atua no trabalho com crianças em vulnerabilidade social,  além de oferecer cursos profissionalizantes através de parcerias.

A imagem peregrina foi recebida pelo diretor da Associação Beneficente São Martinho, Frei Adailson Quintino dos Santos. Segundo ele, essa é a primeira vez que o padroeiro visita a instituição, e sente uma imensa alegria em ter a oportunidade de receber a trezena e a imagem de São Sebastião em seu espaço.

“Isso reforça a nossa alegria, da confirmação do nosso trabalho, do reconhecimento da Arquidiocese com aquilo que realizamos no Estado do Rio de Janeiro”, concluiu o diretor, reforçando também a expectativa para receber a imagem no próximo ano. “Isso cria uma grande expectativa pra nós, para as famílias, para os nossos beneficiários e para as crianças que também são atendidas aqui.”

A agente comunitária de saúde, Isis Araújo da Silva, afirmou a importância da visita da imagem peregrina, que mostra que devemos ser firmes na fé, e acolher a todos. “Que São Sebastião nos dê força para enfrentar a violência no Rio de Janeiro, saúde, e abençoe os nossos projetos para 2017, que é o ano da solidariedade”, concluiu.

Logo após, a Imagem Peregrina de São Sebastião seguiu para os estúdios do Sistema Globo de Rádio, na Glória, onde o cardeal participou do “Programa do Canázio”, apresentado pelo radialista Roberto Canázio.

Na porta da emissora, estava a devota Francisca das Chagas que, ansiosamente, aguardava a chegada da comitiva com uma réplica da imagem nas mãos. A devota, que obteve graças com a intercessão do padroeiro, falou sobre a importância da trezena em sua vida.

“Eu sentia muitas dores no joelho, ele estava muito inchado. O médico me indicou a fisioterapia, que não resolveu. Então eu recorri a São Sebastião e disse, ‘meu São Sebastião, enquanto vida eu tiver, acompanharei a sua procissão’, e obtive a graça. Todos os anos eu vou da Tijuca até a Catedral. Atribuo a minha cura primeiramente a Deus, e a São Sebastião. Participo desde a primeira trezena de Dom Orani como arcebispo do Rio de Janeiro, e fui a ordenação dele em 2009”, disse a devota emocionada.

A imagem de São Sebastião também visitou, durante a manhã, o edifício João Paulo II, na Glória. O cardeal realizou a celebração missionária e, em seguida, teve início a Santa Missa, presidida pelo capelão do Edifício João Paulo II, Monsenhor Vital Francisco Brandão.(Arqrio)

Por: Priscila Xavier / Leonan Nicolas

Fotos: Gustavo de Oliveira

Deixe uma resposta