Primeira missa presencial é realizada na Catedral de São José, em Itabuna, após começo da pandemia

, Entrevistas
A Catedral de São José retomou ontem, quinta-feira (16), as celebrações presenciais, com a Missa da Misericórdia, às 12h. A equipe de reportagem da TV Santa Cruz acompanhou a celebração e entrevistou o padre Acássio Alves, que presidiu a missa.
Vale ressaltar que foram quatro meses sem receber os fieis. Para a retomada, algumas restrições foram impostas, como o distanciamento entre as pessoas, que é obrigatório. Só é permitido a capacidade máxima de cinquenta por cento das acomodações da Igreja, que tem a capacidade de acolher cerca de trezentas pessoas. Ou seja, apenas cento e cinquenta, podem participar das missas. Os fieis devem ligar para a secretaria da paróquia (no telefone 3613- 4818), dar o seu nome, para poder conseguir a vaga, para participar da missa, medida esta, que foi tomada, para evitar aglomerações.
“Nós recolhemos todas as recomendações da OMS, também do município, no que diz respeito ao uso de máscara, álcool em gel, distanciamento mínimo entre uma pessoa e outra. E algumas questões pequenas na liturgia, que nós adaptamos, como na hora do momento do abraço da paz. Esse momento foi retirado da celebração”, afirmou o padre Acássio Alves, pároco da Paróquia São Judas em Itabuna(BA).
Quem for idoso ou tiver alguma doença, como diabetes e hipertensão, ou seja, pertencer ao grupo de risco de contaminação do coronavírus, deve seguir a orientação de continuar assistindo as missas pela internet.

“Todas as nossas paróquias, na Diocese de Itabuna, estão cuidando de fazer a transmissão pelos diversos canais, como Youtube, Instagram, Facebook, e isso permite que a gente continue com os fieis, além da missa presencial, a missa transmitida”, ressaltou padre Acássio.

Deixe uma resposta