Primeira etapa do restauro dos Bens Artísticos da sacristia da Catedral Basílica será entregue nesta sexta-feira (27)

, Destaques

O processo de restauração teve início em novembro de 2021

Nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, será apresentada a primeira etapa das obras de restauro dos Bens Artísticos da sacrista da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. O evento terá início às 10h, na Catedral, e contará com as presenças do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; do Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Prefeito de Salvador, Bruno Reis; além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Embaixada Italiana no Brasil e das três empresas que, juntas, foram responsáveis por 90% do valor total da restauração: a Global Participações em Energia, a Rede de Postos Kalilândia e a Concreta Engenharia Ltda.

Na ocasião serão apresentadas as intervenções concluídas: restauração dos dois arcazes datados do século XVII, bem como do conjunto de 16 quadros de pintura a óleo sobre cobre, de origem italiana, que narram os principais mistérios da vida de Nossa Senhora, desde o seu nascimento até a assunção e coroação. “São quadros únicos no Brasil e de uma preciosidade, de uma riqueza, de uma fineza artístico-cultural surpreendente. Esses quadros são tão valorizados que o próprio embaixador da Itália no Brasil vai marcar presença devido o alto interesse dessa restauração que vai também prestigiar a relação Brasil-Itália”, afirma o cura da Catedral, cônego José Abel Pinheiro.

Além disso, foi restaurado um altar em mármore de origem da Toscana, na Itália, e uma tela do século XVII, que está no centro deste altar, também de origem italiana, que é uma preciosidade e que estava bastante comprometida. Parte dos azulejos atrás dos arcazes também foram restaurados, porém a azulejaria ficará para a segunda etapa. De acordo com o cônego José Abel, nesta primeira etapa o investimento total foi de R$ 1.350.000,00 (um milhão e trezentos e cinquenta mil reais). “As obras da sacristia, da primeira etapa, apoiadas pelo Ministério da Cultura, tiveram início em novembro de 2021 e foram finalizadas em janeiro de 2023. Tivemos três empresas baianas que foram parceiras nossas, arcarando com 90% do valor. Os 10% restantes nós estamos na espera de receber algum patrocínio para cobrir completamente as despesas. Para a segunda etapa, nós já temos um patrocinador que vai apoiar, mas não totalmente. Vamos precisar de outros empresários que possam apoiar, para que assim possamos ver a sacristia do Santíssimo Salvador totalmente restaurada”, diz o cônego José Abel. Por: Sara Gomes

Deixe uma resposta