Precursor de Jesus, São João Batista recebe homenagens de devotos em Salvador

, Destaques

“Com São João Batista, somos chamados a viver nossa vocação na Graça e na Missão”, este é o tema central dos festejos em honra a São João Batista, o precursor de Jesus, na única paróquia da Arquidiocese de Salvador dedicada a ele. O novenário, que segue até o dia 23, tem início sempre às 19h, na Matriz (Avenida Vasco da Gama).

No dia dedicado a São João Batista, 24 de junho, haverá Missas às 10h (pelos devotos), sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; às 16h (pelos enfermos), presidida pelo padre Adilton Pinto Lopes; e às 19h, celebrada pelo cônego Jair Arlêgo Carvalho Júnior.

Como parte da programação, todas as noites após a Celebração Eucarística está sendo realizada uma quermesse no pátio da Igreja. É importante ressaltar que a comunidade também pode contribuir com os custos da festa, adquirindo o bilhete do sorteio, que ocorrerá após a última Missa do dia 24, que custa R$ 5. Na oportunidade serão sorteados um balaio junino e um Air Fryer, e o interessado em participar pode entrar em contato com a secretaria paroquial pelos telefones (71) 3261-0217 / 98833-0217.

 São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.

Por: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador (BA)

Deixe uma resposta