Posse canônica é realizada em paróquia do Banco da Vitória

, Homilias
Foi com muita alegria, que os fiéis, paroquianos e visitantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (no Banco da Vitória, em Ilhéus), acolheram, na noite desta sexta-feira,18 de fevereiro de 2022, o novo pároco, o padre Edinilson Souza dos Santos, SAC. 
A Santa Missa com o rito de posse canônica foi presidida por dom Giovanni Crippa, bispo da diocese de Ilhéus (BA). 
A concelebração ficou por conta do Pe. José Lino Reinaldo Oliveira, SAC (Provincial dos Padres e Irmãos Polotinos); do  Pe. Manoel Cardoso dos Reis Filho, e alguns padres e diáconos do clero da diocese de Ilhéus.
Antes da Celebração Eucarística e posse canônica, foi realizado o santo terço, às 19h. 
 
Às 19h30, no início da Celebração, o bispo agradeceu ao padre Manoel Cardoso que esteve à frente desta porção do povo de Deus nos últimos três anos, ao mesmo tempo em que dirigiu palavras de incentivo e de alegria ao padre

Edinilson, que assume este pastoreio: “Agradeço à comunidade a acolhida generosa ao novo pároco, mas também quero agradecer ao padre Ednilson Souza dos Santos,SAC, por ter aceito com generosidade esta nova missão que a Igreja lhe confia”.

A provisão de nomeação do novo pároco foi lida pelo vice- Chanceler e padre  forâneo, padre Irismar Silva Moraes , que tornou conhecidas as atividades que competem ao pároco, entre elas anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese; formar a comunidade de fé, culto e caridade; animar a vida sacramental; orientar a Liturgia segundo as normas da Igreja; promover a formação e a ação dos leigos; promover a Pastoral Vocacional; tratar com carinho os pobres, os doentes, os aflitos e os abandonados; aplicar a Missa pelo povo que lhe é confiado nos domingos e dias de preceito; supervisionar a administração da Igreja Matriz e das capelas da paróquia; ordenar as atividades pastorais com atendimentos especiais nas casas pastorais e de saúde no território paroquial; cuidar do arquivo paroquial; manter atualizados os livros paroquiais; conceder as dispensas ou comutações previstas no Código de Direito Canônico.

Como parte do rito de posse, o padre Ednilson recebeu das mãos de Dom Giovanni Crippa o evangeliário e proclamou a leitura do Evangelho. Logo após a homilia, o sacerdote recebeu a chave da Igreja, a chave do sacrário – abrindo-o e fazendo um breve momento de adoração -, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, simbolizando os sacramentos que serão concedidos aos fiéis, por meio da graça de Deus que age no sacerdote.

A cerimônia de posse foi realizada com as devidas restrições da pandemia do coronavírus, a covid-19 com o distanciamento social, o uso de máscara facial e o uso do álcool em gel.
A santa missa também foi transmitida pelas redes sociais da paroquia ao vivo.

 No link, você acompanha a celebração na entrega e você também pode acompanhar os agradecimentos dos Pe. Ednilson e do Pe. José Lino (provincial): https://www.youtube.com/watch?v=PWg43lda1xw.
Para conferir as fotos, clique aqui
Fotos: Valdeni Elias

Deixe uma resposta