“Rumo a um nós cada vez maior.” Este é o tema escolhido pela Igreja Católica em Portugal para a 49ª Semana Nacional das Migrações, programada de 8 a 15 de agosto.
O tema refere-se ao título da mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado em 26 de setembro. A iniciativa portuguesa será acompanhada de uma peregrinação ao Santuário Mariano de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto. O evento será realizado no total respeito das normas contra a Covid-19, tanto que não haverá a habitual vigília noturna. Os participantes serão guiados pelo presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece), cardeal Jean-Claude Höllerich, arcebispo de Luxemburgo.
“Chegou a hora de reconstruir a partir de um tempo forte de espiritualidade como o que nos oferece este Santuário, altar do mundo no qual sentimos que temos uma Mãe a quem podemos confiar nossa angústia, chorar nossas tristezas, recuperar nossas energias, renovar nossa esperança”, disse a diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações (Ocpm), Eugênia Costa Quaresma. “O objetivo da Semana é também mapear a ação da Igreja no apoio aos migrantes e refugiados através do método dos 4 R’s: rostos, rotas, raízes e recursos”, sublinhou Eugênia.
A Obra Católica Portuguesa para as Migrações quer saber quem são os migrantes assistidos, de que países eles vêm, por que migram e, sobretudo, que instituições podem “acolhê-los, protegê-los, promovê-los e incluí-los”, como o Papa Francisco tantas vezes indicou. De fato, é “importante estar consciente do bem que a Igreja faz através de suas diversas instituições: secretariados diocesanos para as migrações, Caritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, fundações, centros de acolhimento e escolas”, ressalta a diretora da obra.
Para marcar a ocasião, no domingo 15 de agosto, dia conclusivo da iniciativa, e Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, haverá também um “Dia de solidariedade” em favor da mobilidade humana.
Com: Vatican News Service – IP/MJ
Comments
No comment