Bispo da Diocese de Itabuna fala sobre a Semana da Família

Está chegando o tempo de graça e de renovação, oportunidade de ouro para as famílias cristãs refletirem a grandeza e beleza de sua vocação divina de parceria de Deus na criação, e sua importância capital como lugar de serviço a Deus pelo cuidado à vida.  Com a pandemia, não será possível a realização de reuniões maiores, de atividades externas, partilhas  costumeiras e saudosas celebrações. mas os encontros nos lares, em cada igreja doméstica, devem acontecer. Devem ser realizados momentos com orações simples, mas com a participação de todos os membros da família, dentro do possível de cada casa. É importante fixar cartazes, painés com foto e frases alusivas à família nos espaços da casa, criando um ambiente acolhedor e alegre para o trabalho com o subsídio Hora da Família.  

 
“Família é dom de Deus, é presente de Deus. Deus começou, justamente, chamando Abraão para formar uma família. Chamou também Moisés, Joaquim, Ana, Maria (que foi chamada para ser a esposa de José) e José (chamado para ser esposo de Maria), pra juntos, trazerem o Salvador. Refletindo sobre isso, nós queremos no mês de Agosto, fazer com que as famílias tomem consciência da sua responsabilidade, da sua educação, da educação para seus filhos, da sua vida religiosa, para mostrar que você é um continuador da obra de Jesus. A partir do dia 8 até o dia 15, nós teremos a Semana da Família. Aqui, em nossa diocese, ela geralmente é celebrada pomposamente, na praça pública, mas diante da pandemia, nós tivemos que mudar. Vamos fazer, portanto, a abertura e o encerramento de modo solene, mas nos outros dias, nós teremos em nossas casas, em nossas dioceses, em nossas paróquias, em nossas comunidades. Viva, você, a Semana da Família, ame a família, faça com que a família que é dom de Deus, presente de Deus, seja vivida também por você, em sua casa. Celebrar a Semana da Família na pandemia é difícil, porém, quando se ama a família, a gente arruma um jeito“, declarou Dom Carlos. 

Os temas de cada encontro diário nos lares serão aprofundados por famílias e clero diocesano, com transmissão ao vivo no Youtube da Pastoral Familiar Diocese de Itabuna, sempre às 20h. A programação da Semana da Família da Diocese de Itabuna (BA) começa dia 08 de agosto e segue até o dia 14 de agosto. É importante ressaltar que em cada dia da live, haverá uma programação diferente, com presenças de diversas figuras religiosas (músicos, palestrantes, entre outros).   

Deixe uma resposta