Pastoral Familiar abre 13º Simpósio na alegria do reencontro na Casa da Mãe

, Destaques

Agentes, bispos referenciais e assessores da Pastoral Familiar de todo o Brasil estão reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para o 13º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias. E a alegria do reencontro marcou a abertura do evento que tem como tema “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

Os membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar compuseram a mesa de abertura do encontro e falaram da alegria de celebrar novamente o simpósio de forma presencial. Entre 2020 e 2022, as três edições realizadas foram de forma on-line por conta da pandemia da Covid-19.

“Quanto tempo, já estávamos com saudades”, disse o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari. Recordando a Solenidade de Pentecostes celebrada pela Igreja nesse final de semana, o bispo relacionou o sopro de vida do Espírito Santo com a vida gerada na família.

Em cada gesto da mãe e do pai, gera vida. Quando a mãe abençoa, quando o pai estende as mãos sobre os filhos, o gesto de vida. Quando o pai e a mãe orientam caminhos seguros aos filhos, gesto de vida, sopro de vida. Família que gera vida. O sopro do Espírito Santo é sopro de vida. Famílias, que o Espírito Santo continue iluminando para que possam continuar gerando vidas”, desejou.

O casal coordenador nacional, Solange e Alisson Schila, ressaltou a alegria e a gratidão pelo momento de encontro. “Que alegria ver cada sorriso, ganhar cada abraço nesse lindo mosaico de famílias de todo o Brasil aqui representado”, disse Solange. Ela desejou que o evento “seja um momento de reencontro, de partilha, de vivência ainda mais profunda das nossas famílias”.

Seu esposo Alisson falou que o coração está “repleto de alegria e gratidão a cada um que veio”. E nesse caminhar, continuou, “os corações ardentes, porque Jesus – a brasa viva – faz com que nossos corações ardam, e ao arder, funciona como na brasa do churrasco, vai passando a chama. Coloquemo-nos à disposição do Senhor, que nosso coração arda, hoje, amanhã, CONTINUE LENDO

Deixe uma resposta