Pastoral Carcerária prepara volta das visitas prisionais em Itabuna

, Destaques
A Pastoral Carcerária de Itabuna (BA) voltou a realizar parcialmente, as visitas no Conjunto Penal de Itabuna, após a suspensão  por causa da COVID-19.  Para tanto, será realizado um encontro com aqueles que já têm caminhada na Pastoral Carcerária e aberto a outros católicos de caminhada que queiram fazer esta experiência de trabalho pastoral.
O encontro será neste sábado, dia 23/10,  a partir das 08h30 até as 12h na Igreja Santa Maria Goretti no bairro Mangabinha, com a presença do Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto.
 
Importante destacar que o trabalho da Pastoral Carcerária não é feito apenas através de visitas na unidade prisional e aqueles que já fizeram este serviço nunca tiveram relatos de terem sido tratados com qualquer forma de violência pelos encarcerados.
 
No evangelho de Jesus Cristo constantemente os Cristãos são convidados a viver o evangelho no amor aos pobres e excluídos. No conhecido e famoso texto do Juízo Final (Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos 31 a 46), Jesus diz que vão para o reino eterno aqueles que cuidarem dos doentes, famintos, sem roupas, sedentos e presos.
Na carta aos Hebreus, no capítulo 13, versículo 03, São Paulo diz que devemos tratar dos presos como se estivéssemos na prisão com eles e dos torturados por que nós também temos um corpo.
 

Fazer Pastoral Carcerária é um ato de misericórdia Cristã e também uma ação de combate à violência, já que se busca fazer com que o preso saia do sistema prisional menos violento do que quando lá entrou. A Pastoral Carcerária não é contra a prisão do infrator, nem contra qualquer outra prática legal de combate à criminalidade, entretanto, o que se quer é que o preso seja punido e ressocializado e não tratado com um animal para retornar embrutecido ao convício social.

Foto: Arquivo Portal/Católico

Deixe uma resposta