Pascom da Paróquia Santa Rita de Cássia em Itabuna celebra 25 anos de evangelização!

, Entrevistas
A Pastoral da Comunicação celebrou no dia 06 de março, 25 anos de implantação na Paróquia Santa Rita de Cássia, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia. A comemoração do Jubileu de Prata da Pascom vai acontecer hoje, dia 8, com uma missa em ação de graças, às 19h, na igreja matriz de Santa Rita de Cássia.
 
A criação da Pascom aconteceu em 06 de março de 1999. Quem fez a articulação na época, com os membros da Pascom, foi o estudante Frei Jorge Soares, que hoje é psicanalista, e tinha como pároco, o Pe. Frei Araldo Francisco Vieira, OFMCap.
 
A Pastoral da Comunicação tem como missão colaborar com a ação e presença da Igreja nos ambientes comunicacionais, além de auxiliar as comunidades nos diversos processos de comunicação, como a gestão de redes sociais, cobertura de eventos, transmissão de celebrações, produção de informativos, dentre outros.
 
A coordenadora, Kauana Ferreira, ressalta a importância de celebrar este Jubileu de Prata: “Esta celebração nos traz muitas memórias sobre a missão de evangelizar através dos meios de comunicações. São 25 Anos de Pastoral e expressamos aqui nossos sentimentos de gratidão a Deus. É tempo de colheita e somos gratos pelos frutos que pudemos colher, pois sabemos que foram gerados a partir do amor e da dedicação de muitas pessoas que passaram por nossa pastoral. Como não lembrar da época do jornal impresso (O Anúncio)? Agora estamos nas plataformas digitais, levando ao mundo, a Boa Nova. Que Santa Rita de Cássia nos proteja e interceda por todos nós! E que o Espírito Santo nos impulsione em nossa missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada. Estamos no Instagram, Youtube, Facebook através do @igrejasantaritaofical, onde transmitimos e informamos a todos, com as notícias de nossa Paróquia.”
 
Vale ressaltar que apesar de ser um serviço voluntário, é de extrema importância que o coordenador (aquele que estará à frente da Pascom), seja um profissional de Comunicação. Na falta de pessoas que se encaixem neste perfil, que seja escolhido alguém que já tenha uma boa experiência no serviço com a Pastoral ou que possua conhecimentos mais técnicos sobre Comunicação. Caberá ao coordenador também, a missão de animar na fé os demais agentes, dando a eles o testemunho de compromisso e dedicação com a missão que lhes foi confiada.
 
Por ser uma pastoral que está a serviço das demais e da Igreja, é preciso que os agentes compreendam que  a preocupação maior deve ser com a evangelização e se o anúncio da Boa Nova está sendo capaz de despertar a consciência da urgência de uma autêntica conversão de vida por parte dos fiéis. Para isso, é necessário que haja diálogo, fé, comunhão e partilha. E o principal: disposição de ir além, de investir tempo e energia no compromisso com as formações, estudos sobre os documentos da Igreja. Além de se fazer presente em reuniões que o permitam escutar as dores e necessidades dos agentes pastorais.
 
Considerando o papel fundamental da Pastoral de Conjunto como promotora da unidade, responsável por formar novos discípulos missionários que, não apenas se sentem atraídos pela Igreja, mas desejam também se comprometer com ela e se tornar membros deste Corpo, a Pascom torna-se, então, sua grande aliada na ação evangelizadora. Uma vez que ao servir essa Pastoral, ela (Pascom) poderá bem viver as suas duas principais dimensões como a integração e a missionariedade.
Seu papel é ser porta voz da difusão de informações sobre o que acontece na comunidade e mais do que isso, apresentar as diversas formas de ser Igreja.
 
A equipe deste Portal Católico de Notícias parabeniza todos os agentes da Pascom e deseja que essa data seja celebrada por muitos e muitos anos.

Deixe uma resposta