Participe da Festa em honra ao Padroeiro de Teixeira de Freitas

A Catedral São Pedro da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo sul da Bahia,  divulgou a programação do Tríduo em preparação à Solenidade do padroeiro da cidade e Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, o Apóstolo São Pedro.

O tema da celebração este ano é:  “Igreja, casa da Palavra”.

Os preparativos terão início no dia 26 e seguem até 29 de junho, dia festivo. O dia 29/06 é feriado municipal religioso. Neste dia festivo, várias missas vão acontecer ao longo do dia, em diversos horários. Cada missa será presidida por um padre convidado. E às 15h30, uma carreata sairá do trevo da cidade em direção à Catedral, que fica na Rua Godoaldo Amaral, no Centro da cidade.
Na Catedral, vai acontecer a última Santa Missa,presidida pelo Bispo Diocesano da Diocese de Teixeira de Freiras/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino, PSDP.
Segundo informações divulgadas no site da Diocese, neste ano não haverá parte social (festa noturna, barracas, shows, almoço e leilão). As celebrações seguirão todas as medidas de segurança e a distância social, devido à pandemia. Os fiéis só poderão adentrar na Igreja com máscaras, tendo que cumprir o distanciamento mínimo de 2m entre cada duas pessoas. Ademais, todos que pertencem ao grupo de risco, devem na medida do possível permanecer em casa e acompanhar pelos meios de comunicação da Catedral São Pedro. Todos os dias, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da paróquia, transmitirá as celebrações pelo canal do Youtube e página no Facebook. Vale ressaltar que o pároco da Catedral é o Padre Edivaldo de Oliveira Santana. Para mais informações, entre em contato com a Paróquia Catedral, através do telefone: (73) 3291.2130 ou site: https://paroquiasaopedrotx.com.br/novo2/.

Conheça um pouco da história do padroeiro:

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Informações do site da Diocese de Teixeira de Freitas e adaptação de texto: Portal Catolico.Net

Deixe uma resposta