Paróquia Santa Maria Goretti abre inscrições para Coroinhas e Acólitos

, Destaques

Estão abertas as inscrições para os novos membros da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos para as crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Paróquia Santa Maria Goretti, situada no bairro Mangabinha, em Itabuna (BA).

Vale ressaltar que as inscrições são para os adolescentes e jovens das comunidades que pertencem à igreja matriz de Santa Maria Goretti, que abrange os bairros: Mangabinha, Bananeira, Lomanto, entre outros. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (73) 9 8819-6886.

Ser coroinha e acólito é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou acólito ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia.

As tarefas de um coroinha e acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credencia recepção das oferendas, etc. e também – em celebrações mais solenes o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que aparecem ocasionalmente  devido o tempo Litúrgico que se vive.
Caminho Vocacional. A importância dos coroinhas na Igreja, além do serviço ao altar, está também na dimensão vocacional. Muitos meninos que serviram como coroinhas, se encantaram pelo serviço do altar e se tornaram padres.
O “ser coroinhas” é um grande canteiro vocacional, seja para o ministério ordenado como para o engajamento em outras pastorais. Bem como um caminho valioso para o crescimento pessoal e amadurecimento da criança.

Responsabilidade dos Coroinhas e Acólitos nas comunidades:
1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.
2.- Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.
3.- Seja organizado. Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, 
caleados e roupas bem arrumados.
4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.
5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos 
destinados ao culto divino.
6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado.
7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas, risos ou brincadeiras 
(durante as celebrações evitar circulações no presbitério).
8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.
9.- Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.
10.- Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.

Foto demostração:Acervo/Portal Católico.Net

Deixe uma resposta