Paróquia Nossa Senhora da Piedade acolhe Missionários Servos do Senhor em Itabuna

, Homilias

Na noite desta sexta-feira, 05 de janeiro de 2108, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, acolheu os Frades  do Instituto  Missionários Servos do Senhor (IMSS) que estarão administrando e pastoreando os fiéis. São eles: o pároco Pe. Frei Ivanilton Oliveira dos Santos, MsS, Vigário Paroquial o Pe. Frei Lucimar José da Silva, MsS, e o Frei Marconi Ramos da Silva, MsS.”Frades Servitanos.”

A missa solene de posse foi presidida pelo Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo  fundador do Instituto Missionário Servos do Senhor  e bispo da Diocese de Eunápolis ,Dom José Edson Santana Oliveira. Além dos padres do Instituto Servos do Senhor, da Diocese de Eunápolis, padres e diáconos da Diocese de Itabuna, Arquidiocese de Salvador, Diocese de Paulo Afonso e outros.  

Seguindo o rito de tomada de posse, o Frei Ivanilton  fez sua profissão de Fé e o juramento de fidelidade, e em seguida, o Pe. Monsenhor Moisés de Souza, Chanceler  da Diocese de Itabuna, fez a leitura da portaria de nomeação. Depois disso, o Bispo acolheu os freis que oficialmente ficam responsáveis pela comunidade paroquial.

Antes da proclamação do Santo Evangelho, Dom Carlos Alberto dos Santos,  entregou os Evangelhos ao Frei Ivanilton ressaltando que antes de anunciar a Palavra  tem que meditá-la e depois deve-se cumprir o mandato de Jesus “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

“Hoje nós temos um grande presente de Deus que é a Eucaristia. Estamos celebrando agradecidos a Deus por tanto tempo que os nossos Redentoristas aqui cravaram, trabalharam, ajudaram e que agora vão para outra missão. Deus abençoe vocês, muito obrigado pelo carinho. E agora uma nova etapa começa a acontecer em nossa Diocese com esse outros irmãos que vêm para colaborar, para incentivar e para levar Jesus  aos corações de tantos irmãos e irmãs”, disse o Bispo.

Logo após a homilia, Dom Carlos Alberto  entregou ao Pe. Frei Ivanilton, os símbolos da missão do Ministério: A estola roxa, os Santos Óleos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos), a chave do sacrário, as chaves da igreja, e fez um momento de Adoração ao Santíssimo com os bispos. Posteriormente, Frei Ivanilton fez a renovação das promessas sacerdotais.

O Provincial do Redentorista na Bahia Pe. Roque Alves, CSsR, ao final da celebração falou: “Nós queremos agradecer tanto a Dom Ceslau que nos convidou, quanto ao Dom Carlos Alberto que nos acolheu nesses últimos meses. Assim que ele tomou posse, eu apresentei pra ele o pedido que tínhamos feito a Dom Ceslau sobre a nossa saída. Ele sentiu muito, porque estava chegando, mas mesmo assim acolheu a nossa decisão.”

O Instituto Missionário Servos do Senhor foi fundado a 08 de setembro de 2005, pelo Bispo da Diocese de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, Dom José Edson Santana Oliveira. Os Missionários Servos do Senhor vivem em fraternidade e servem a Igreja, preferencialmente em tarefas e lugares difíceis. Em Itabuna, servem mais de quatro bairros periféricos como: Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Fonseca, Baixa Fria e Maria Pinheiro.

Reportagem e fotos: Valdeni Elias

 Edição de texto: Anara Passos (Comunicóloga- DRT 7574)

 Mais fotos do evento.Clique  AQUI

Deixe uma resposta