O Padre Wesley do Carmo, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Diocese de Itabuna, fala sobre as preparações dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida nas Dioceses de todo o Brasil. Confira a entrevista com exclusividade!
Portal Católico: O Ano Jubilar Mariano será comemorado em todo Brasil. Fale um pouco sobre a importância desse momento.
Padre Wesley: Nós estamos celebrando o Ano Jubilar Mariano que foi proclamado dia 12 de outubro de 2016 e vai até o dia 12 de outubro de 2017, onde nós iremos celebrar a solenidade dos 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul em São Paulo. Então, ao longo deste ano nós somos motivados pela CNBB à divulgar ainda mais a devoção que temos por Nossa Senhora. Tivemos a alegria de iniciar essa preparação há três anos. Em 2015, o Santuário Nacional enviou as imagens peregrinas para todas as Dioceses, e a nossa Diocese também recebeu essa imagem e ela permanece conosco ao longo desse ano. Vale lembrar que a cada dia 12 nós temos aqui na paróquia de Nossa Senhora Aparecida uma programação e celebramos a Festa da nossa padroeira.
Portal Católico: Do que se tratam as indulgências?
Padre Wesley: As santas indulgências são as graças que o povo brasileiro recebeu nesse Ano Jubilar Mariano. E que graça é essa? Nós estamos vivendo um tempo de bênçãos por causa do Ano Jubilar e o Arcebispo de Aparecida, Dom Damasceno, expediu ao Papa que nos concedesse essa graça e com isso, o Papa autorizou que no Santuário Nacional de Aparecida e em todas as paróquias que têm a imagem como padroeira, se tornassem uma sede para as indulgências plenárias, que são as penas que ficam após as confissões. Nós confessamos os nossos pecados e a tradição da igreja vai dizer que para que possamos receber o perdão dessas penas, nós buscamos viver uma prática de fé que é a confissão, a participação da Eucaristia e a oração pelo santo padre, que nos concede a graça de receber essas indulgências plenárias.
Portal Católico: Qual a intenção da Igreja com a celebração do Ano Mariano?
Padre Wesley: O Ano Mariano surgiu como um momento histórico para o povo brasileiro que se prepara para celebrar 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada. Então, a maior motivação desse Ano Jubilar Mariano é justamente a preparação para esse aniversário, esses 300 anos de bênçãos derramadas sobre o povo brasileiro por intercessão de Nossa Senhora.
Portal Católico: Por que essa devoção conseguiu abraçar tantas Dioceses?
Padre Wesley: A devoção à Maria está presente na alma do católico. Está presente na vida dos fieis católicos. E no povo brasileiro ela aparece aos simples, aos humildes, e por isso desperta no coração de todos os fieis, esse zelo, esse amor com Nossa Senhora por reconhecer que ela é a grande intercessora daqueles que estão vivendo neste país e que muitas vezes são massacrados, que muitas vezes estão excluídos, que sofrem.
Portal Católico: Quais são as características de Nossa Senhora que nós devemos levar para nossas famílias e comunidades como exemplo?
Padre Wesley: Maria é mãe mestra, mãe de Jesus Cristo, mãe Igreja, mãe do povo de Deus. Mestra porque nos ensina a amar seu filho Jesus então nós devemos levar para nossas famílias e comunidades, o ensinamento que Maria transmite para nós, no seu silêncio, na contemplação mas que ao mesmo tempo é uma contemplação que tem atitude de conduzir a todos para o Cristo Jesus.
Portal Católico: Qual a importância desse Ano Mariano para a Diocese de Itabuna?
Padre Wesley: Tanto para a nossa Diocese bem como para todas as outras, é um despertar ainda mais da nossa fé. É um momento onde nós devemos aproveitar para propagar ainda mais a nossa devoção a Nossa Senhora e trazer as pessoas para perto de Jesus Cristo através dessa devoção.
Assita o video: www.youtube.com/watch?v=HLX9fY57MBU
Comments
No comment