Papa em Pietrelcina: Padre Pio, filho do amor materno da Igreja

Em seu discurso aos fiéis de Piana Romana, em Pietrelcina, o Papa expressou sua alegria de poder visitar o lugar onde Francisco Forgione, – hoje São Padre Pio, – nasceu e iniciou sua longa e fecunda ação humana e espiritual.

O Papa Francisco deixou o Vaticano, na manhã deste sábado (17/03), para a visita pastoral às cidades de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo, no centenário da aparição dos estigmas de Pe. Pio e no 50º aniversário de sua morte.

Em seu discurso aos fiéis de Piana Romana, em Pietrelcina, o Papa expressou sua alegria de poder visitar o lugar onde Francisco Forgione, – hoje São Padre Pio, – nasceu e iniciou sua longa e fecunda ação humana e espiritual. Ao cumprimentar seus concidadãos, disse:

Nesta comunidade, ele fortaleceu a sua humanidade, aprendeu a rezar e a reconhecer nos pobres o rosto do Senhor, que o levou abraçar a sequela de Cristo. Assim, pediu para fazer parte da comunidade dos Frades Menores Capuchinhos, onde se tornou Frei Pio de Pietrelcina. Ali, começou a experimentar a maternidade da Igreja, da qual foi sempre um filho devoto; meditou com intensidade o mistério de Deus”.

Naquela localidade, – sua cidade natal, – Padre Pio permaneceu por motivo de saúde. Mas, não foi um período fácil, pelo contrário, passou por todo tipo de tribulação e tentação. Porém, aquelas terríveis provações tornaram-se linfa vital para uma oração contínua, com base em uma crescente confiança no Senhor, do qual se sentia interiormente atraído. E Francisco acrescentou:

Desta forma, Padre Pio imergiu na oração para aderir, sempre mais aos desígnios divinos. Por meio da celebração da Santa Missa, – que era o coração do seu dia e a plenitude da sua espiritualidade, – atingiu um elevado nível de união com Deus, do qual recebeu dons místicos especiais, que precederam os sinais da Paixão de Cristo em sua carne”.

Ao término do seu discurso aos fiéis de Pietrelcina, que deram à Igreja uma das figuras mais belas e luminosas da sua comunidade, o Santo Padre recordou que este humilde Frade capuchinho surpreendeu o mundo com a sua vida, toda dedicada à oração e à escuta paciente dos irmãos, sobre cujos sofrimentos derramou o bálsamo da caridade de Cristo. E exortou:

Ao imitar seu heroico exemplo e as suas virtudes, vocês  também podem ser instrumentos do amor de Jesus entre os mais necessitados. Levando em consideração a sua fidelidade à Igreja, podem dar testemunho de comunhão, porque somente ela edifica e constrói. Faço votos de que  possam extrair uma nova linfa dos ensinamentos de vida do Padre Pio, sobretudo neste momento de crise geral. Que jamais faltem atenção e ternura com os jovens e idosos desta comunidade”.

O Papa se despediu dos fiéis de Pietrelcina, animando-os a guardar, como um tesouro precioso, o testemunho cristão e sacerdotal de São Pio, que contribui para viver a plenitude da vida cristã.(Vatican News)

Deixe uma resposta