Palavra do Pastor: Dom Carlos fala sobre o Mês da Bíblia!

Para marcar este mês, o Portal Católico de Notícias  compartilha uma entrevista especial sobre o Mês da Bíblia, com dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia.

Essa é mais uma forma de vivenciar melhor a experiência de contato com a Palavra de Deus.

Segundo informações do site oficial da CNBB, o mês de setembro se tornou referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se  em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Confira a mensagem do nosso pastor referente ao Mês da Bíblia:

“Nós estamos celebrando, através da Igreja, como nos pede, no mês de setembro, o Mês da Bíblia. Nesse mês, os fomos convidados a estudarmos, a entrarmos em sintonia com a palavra de Deus, fazendo com que ela seja cada vez mais amada, querida, abraçada e vivida.

A Palavra de Deus é luz para nossa vida, luz para nossa caminhada. É ela que caminha no coração do povo, fazendo com que se tornem caminho de salvação. Por isso, que Jesus disse: ‘Eu sou caminho, a verdade e a vida’. Essa palavra que é caminho, essa palavra que é verdade, essa palavra que é a vida. Porque Jesus vem nos ensinar que através da revelação do Pai, que tudo àquilo que estiver em favor da vida, em favor do povo, é para ser vivido por todos nós. Então, a Bíblia é caminho que faz com que todos nós tomemos consciência do nosso caminho como cristão, como amigo de Deus, vivendo e obedecendo os ensinamentos do próprio Deus.

A Palavra de Deus é a Palavra da salvação. Por isso mesmo que ela salva, orienta, conduz, nos mostra que estamos no caminho do pecado, mostra que estamos no caminho da libertação, enfim. A partir do momento que nós lermos e colocarmos em prática, nós seremos mensageiros do Senhor, missionários do Senhor. É preciso deixar que a palavra penetre. É preciso que se coloque a palavra em prática.

A Palavra de Deus na Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento (antes de Jesus chegar) e Novo Testamento. Até a chegada de Jesus, nós temos, quarenta e cinco livros  e depois que Jesus chegou, nós temos vinte e sete livros. O patrono da Bíblia e que veio transformar, foi São Jerônimo, que é o primeiro patrono da Igreja. E eu te pergunto: ‘Quanto tempo você lê a Bíblia? Como que você faz para que essa palavra se torne vida em suas vidas?’ A decisão é sua! Nós temos a liberdade de escolher dando sim ou dando não para que a palavra se torne vida e vivida por todos nós”.

Foto:Acervo/Portal Católico.Net

Deixe uma resposta