Palavra do Pastor: Dom Carlos fala sobre as festividades no Ano de São José

O Ano de São José foi convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como Padroeiro da Igreja universal. Teve início em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021. As festividades acontecerão em 19 de março (quando a Igreja celebra São José), 1º de maio (São José Operário) e dia 8 de dezembro (encerramento do Ano de São José). 

O Santo Padre observou que a pandemia do coronavírus aumentou seu desejo de refletir sobre São José, visto que muitas pessoas durante a pandemia fizeram esforços ocultos para proteger os outros, assim como o santo silenciosamente protegeu e cuidou de Maria e Jesus. 

No artigo desta semana, o bispo da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, dom Carlos Alberto dos Santos, fala como serão as celebrações nas 33 paróquias em 19 municípios do Sul da Bahia. Confira! 

“Nós agradecemos a Deus por esta oportunidade de estarmos no Ano Jubilar, no ano em que nós somos convidados a refletirmos a vida de São José, um homem justo, honesto, pai, esposo… homem de uma grande família que veio trazer à humanidade, a Salvação: Jesus Cristo! E neste ano, o Papa nos pede para que nós possamos fazer algo que juntos, possamos crescer, amadurecer, pelo exemplo, pelo testemunho desse homem.

A nossa diocese, em todo dia 19, em todas as nossas paróquias, vamos fazer algo que venha relembrar aquele homem que deu a vida, aquele homem que foi e continua sendo sinal para todos nós. De tal forma que, nós devemos dar glória a Deus por esse momento, ainda mais porque São José é nosso padroeiro. Nós teremos então, uma grande festa, dependendo da pandemia, essa festa será maior ou menor, mas celebraremos a festa de nosso padroeiro, mostrando o nosso carinho, o nosso amor por ele, pelos seus testemunhos de vida, pela sua humildade, simplicidade, sua ternura, o seu amor e a sua doação.

Também vamos celebrar outra data muito expressiva com o Dia do trabalhador, dia 1º de Maio. De tal forma que queremos glorificar a Deus o testemunho desse homem que com o seu trabalho, procurou realmente, dar o sustento a toda a sua família. E a cada mês, nós teremos no dia 19, algo que venha lembrar esse homem que é para nós, motivo de festa, motivo de alegria. Até o final do ano, em dezembro, encerraremos as nossas celebrações, as nossas homenagens, de modo oficial, nesse Ano Jubilar”, disse Dom Carlos. 

Deixe uma resposta