Palavra do Pastor: Dom Carlos fala de festividades dos padroeiros e da reabertura das igrejas para o povo de Deus

Na Palavra do Pastor desta semana, dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da diocese de Itabuna, falou dos padroeiros de São Boaventura de Canavieiras e de Santa Maria Goretti em Itabuna. Na oportunidade, ele também ressalta que as paróquias precisam se adequar às orientações da diocese, conforme foi discutido com os padres em
reunião online nesta semana. As paróquias vão voltar a funcionar com a presença do povo de Deus ,nas santas missas, com várias restrições, conforme o decreto da Diocese (CLIQUE AQUI NOTA PASTOAL). As orientações são muitas , e nesse momento excepcional, caberá aos paroquianos, a responsabilidade de tomar as devidas precauções e seguir as diretrizes favoráveis ao combate à pandemia. Confira a entrevista!

“Saudação a todos! No dia 14 é festa do padroeiro de Canavieiras, São Boaventura. Festa esta que nós participamos, amamos, queremos bem, e é um grande testemunho para todos nós. Assim, do mesmo modo, é festa de Santa Maria Goretti. A data já passou mas será celebrada agora, no dia 12.

Sobre o decreto da Prefeitura de Itabuna(BA), que liberou a abertura das igrejas para a visitação dos fieis, eu ainda estou fazendo as normas. Vai depender de cada paróquia. Tem que ter lugar marcado, distanciamento de dois em dois metros, as pessoas vão ter que dar os nomes antes, informando quem vai participar das missas (quantidade limitada de pessoas dentro da igreja). E eu peço encarecidamente, que as pessoas que tem mais de sessenta anos, bem como as pessoas de risco, conforme as orientações da Igreja e da Vigilância Sanitária, fiquem em suas casas, participem das missas online.

Eu estou fazendo normas que oriente toda a diocese, cada uma com a sua especificidade, na sua paróquia, da sua cidade. Então, vai depender também da Vigilância Sanitária daquela cidade. O padre tem que se adequar à realidade em que ele se encontra, para abrir ou não, para colocar uma certa quantidade de pessoas ou não, dentro da sua paróquia. Nós não queremos eliminar as pessoas, pelo contrário, queremos abraçar a todos e dizer: conte conosco, com as nossas orações, mas precisamos seguir as orientações. Deus nos abençoe!”, disse Dom Carlos.

Deixe uma resposta