Palavra do Pastor: Bispo da Diocese de Itabuna fala sobre São Pedro

A devoção a São Pedro é uma das devoções mais populares do Brasil e de vários países da Europa. Ela se manifesta mais forte no mês de junho, mais precisamente no dia 29, dia de São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja.
 
São Pedro foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Nascido no vilarejo de Betsaida, perto de Cafarnaum, na Galiléia, ele se chamava Simão e era irmão do também discípulo André. Aliás, foi André quem apresentou Pedro a Jesus. Pedro e André, juntamente com Tiago e João, eram pescadores e formavam uma espécie de sociedade de pesca na cidade de Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia. Jesus conquistou o coração de todos. Sabe-se que Pedro era casado, pois Jesus curou sua sogra.
 
Um dos momentos mais marcantes da vida de Pedro foi quando, por revelação divina, ele proclamou que Jesus era não apenas o Messias, mas, além disso, o Filho do Deus Vivo! Por esta razão Jesus mudou seu nome para Pedro, que significa “Pedra” e proclamou-o líder, portador das chaves da Igreja que ele iria fundar.
 
São Pedro presenciou todos os milagre operados por Jesus, inclusive aqueles que envolviam sua profissão de pescador, como a pesca milagrosa e as tempestades acalmadas no mar. São Pedro caminhou sobre as águas do Mar da Galiléia, quando Jesus o chamou. E esta passagem dá o rumo de toda a devoção a São Pedro.
 

O Bispo de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, nesta Palavra do Pastor, discorre sobre São Pedro: “São Pedro é um dos apóstolos que caminhou com Jesus, que viveu com Jesus, e antes de Jesus partir para junto do Pai, Ele escolheu dentre os doze, um que foi São Pedro, para ser a coluna, o continuador da sua obra no mundo. ‘Tu é Pedro e sob esta pedra, eu edificarei a minha Igreja’. Jesus não escolheu uma pessoa perfeita, mas em busca da perfeição, de tal forma que, São Pedro é homenageado como o primeiro papa da Igreja de Jesus. E como os sucessores, hoje, os apóstolos são os bispos. Nós queremos louvar e agradecer a Deus por esse empenho de Jesus em deixar a continuidade da sua obra nas mãos dos apóstolos. E hoje, o apóstolo que está em nome da Igreja, que está no lugar de São Pedro, é o Papa Francisco, a quem nós queremos agradecer, louvar e bendizer, pelo seu empenho, pela sua generosidade, pelo seu serviço, pela sua doação, nos tempos de hoje. Esse é o caminho que Jesus achou deixar por bem, para todos nós, a fim de que sejamos unidos e sejamos ainda mais gratificados vivendo o Evangelho de Jesus. Que cada um possa rezar, estar unido nesse dia 29, para que nós, assim, desempenhamos maior unidade. Que possamos rezar pelo nosso querido Papa, pra que ele possa prover a sociedade, a Igreja, com dignidade e mostrando cada vez mais o caminho da Santidade. Que Deus nos abençoe e nos guarde”, disse Dom Carlos.

Deixe uma resposta