Padre Vinicius celebra primeira missa após ordenação sacerdotal e responde perguntas deste Portal. Confira!

, Entrevistas
O Neo-sarcerdote Pedro Vinicius celebrou neste sábado (23) sua primeira missa na sua paróquia de origem (Paróquia Santa Rita de Cássia em Itabuna- Bahia), após ordenação sacerdotal realizada no dia 22 de julho de 2022.
A santa missa teve início às 18h e foi concelebrada pelos frades menores capuchinhos da paroquia de Santa Rita: por Pe. Adriano Fernandes; padres da diocese de Camaçari; da Arquidiocese de São Salvador; além de seminaristas e equipe litúrgica.
A celebração eucarística foi transmitida ao vivo pelas redes socias da paróquia. 
 

Na oportunidade, Padre Pedro Vinicius Santos de Oliveira concedeu entrevista ao Portal Católico e falou sobre sua trajetória. Confira na íntegra:

 

Portal Católico: “Quando surgiu a vontade de ser padre?”

 
Padre Vinicius: “A minha vocação surgiu desde a infância. Sempre que eu voltava das celebrações das missas, eu celebrava outra missa, brincando no quintal da minha casa. E com o tempo, essa vocação às vezes, fica adormecida. Mas, no tempo oportuno, ela veio novamente à tona, e eu resolvi cumprir com a vontade de Deus na minha vida.”
 
Portal Católico: “Tem algum motivo específico para sua caminhada vocacional?”
 
 
Padre Vinicius: “Simplesmente fazer a vontade de Deus, cumprir com o desejo, com a voz que estava pulsando no meu coração.”
 
Portal Católico: “Cite algumas pessoas que influenciaram no seu caminho vocacional”
 
Padre Vinicius: “A Irmã Eliana, de Santa Catarina dos Pobres, que fez uma palestra uma vez, sobre vocação, que tocou muito meu coração. Acho que ali foi o pontapé inicial pro meu chamado, já na adolescência . O Frei José Raimundo, na paróquia, com seu testemunho de vida, de doação, de vida. O próprio Frei Joaquim Cameli, me ajudou, enquanto exemplo de vida. E ao longo da caminhada foram surgindo outras referências que a gente vai observando e vai vendo que vale a pena se entregar totalmente”.
 
Portal Católico: “Como a sua família o ajudou no processo de discernimento vocacional?
 
Padre Vinicius: “No início, a família estranha porque não é fácil se entregar um filho, de forma gratuita, para a Igreja. Mas, com o tempo, eles foram entendendo que essa era a vontade de Deus na minha vida e de que eu estava feliz com a minha decisão. Então, com o passar do tempo, a atitude foi de aceitação e apoio.”
 
Portal Católico: “Sua mãe é evangélica. Influenciou alguma coisa na sua vocação?”
 
Padre Vinivius: “Embora, professando uma outra religião, minha mãe sempre me apoiou e esteve comigo em todos os momentos da minha caminhada vocacional. Desde o ingresso ao Seminário até agora, o momento da Ordenação, ela estava presente, porque é o mesmo Deus, o Deus que nós servimos. E ela sabe que entregar um filho para a Igreja é melhor do que entregá-lo para o mundo”
 
Portal Católico: “Antes de você entrar para o Seminário, você trabalhou muito tempo na evangelização, aqui na Catequese. Fale um pouco sobre essa experiência.”
 
Padre Vinicius: “Foi muito bonito pra mim. Primeiro,  que eu não pensava em ser Catequista. Fui chamado pelo convite do Frei Mário Sérgio pra ser Catequista. E pra mim, foi um momento de encontro. Momento em que me apaixonei, me realizei pelo serviço de evangelização, que é educar crianças e adultos na fé, e que eu sigo fazendo isso até hoje. Minha vida sempre foi voltada para a Catequese como padre e que esse serviço vai continuar porque o padre na paróquia é o primeiro Catequista.
 
Portal Católico: “Conte um pouco sobre sua experiências no Seminário. Quais foram os desafios?”
 
Padre Vinicius: “Além da distância da família, que é muito difícil pra gente superar, são os próprios dessfios da caminhada. Nós sempre dizemos que a vida no Seminário, a vida religiosa, nos trazem noites escuras, que fazem parte da nossa humanidade. Quando nós entramos em conflito com nossa humanidade, a gente acaba sofrendo, mas aí, com a renúncia, e também, voltando nosso coração para doação, para o serviço, para as coisas de Deus, nós conseguimos superar todas essas dificuldades. E no final, quando chega a ordenação, a gente vê que valeu a pena.”
 
Portal Católicos: “Quais são as expectativas para o exercício do seu ministério na Diocese?”
 
Padre Vinicius: Eu espero que com a graça de Deus, eu possa ser um bom pastor, um bom sacerdote, um “cura de almas” e que eu possa pastorear o rebanho que me foi confiado com amor, com dedicação, com zelo, porque o povo de Deus hoje, precisa de pastores de verdade, de padres de verdade, que saibam cuidar, que saibam amar porque as nossas ovelhas encontram-se muito feridas. Então, espero corresponder esse desejo, primeiro, de Deus, e depois da Igreja, que confiou em mim e me ordenou”.
 
Portal Católico: “Faça uma reflexão sobre o lema de sua ordenação.”
 
Padre Vinicius: “O espírito do Senhor está sobre mim. Meu lema de ordenação, foi o que o Senhor citou pra mim, logo no início da minha caminhada vocacional. Foram as palavras que Jesus leu, proferiu, quando ele foi no Templo fazer a leitura, que seria extraída do profeta Isaías, capítulo 61. Então eu acredito que quando o Senhor me chamou, esse espírito Dele já veio sobre mim, já veio me ungindo, me capacitando, para toda missão que Ele iria me confiar após a minha ordenação presbiteral”
 
Portal Católico: “Você tem alguma pastoral, catequese, que você é diretor espiritual?”
 

Padre Vinicius: “Atualmente, na Diocese, desde que me ordenei diácono, sou eclesiático, estou assessor eclesiático da Pastoral da Catequese na nossa Diocese, e estou desenvolvendo um trabalho, já há alguns meses, onde a gente te avançado muito nas questões de evangelização, de itinerário informativo, implantando uma Catequese de impiração catecumenal e até agora, graças a Deus, tem sido uma caminhada muito feliz. E agora, como sacerdote, ela vai continuar.”

Clique aqui e confira o álbuns de fotos

Deixe uma resposta