Padre Eliomar fala sobre do Sagrado Coração de Jesus e o Apostolado da Oração. Confira!

, Entrevistas

A intenção da Rede Mundial é ser apóstolos na vida diária, através de um caminho espiritual chamado “O Caminho do Coração”, que transforma o modo de viver a serviço da missão de Cristo. O Apostolado da Oração foi fundado em 1844,na França, e está presente em mais de 98 países com  mais de 35 milhões de pessoas que integram a rede, incluindo o seu ramo juvenil, o Movimento Eucarístico Juvenil, MEJ.

No Brasil, o Apostolado está presente em todas as dioceses e reúne mais de 3 milhões de membros.
O Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, Diretor Nacional do AO e do MEJ no Brasil, esteve neste fim de semana em Itabuna, e falou com nossa reportagem com exclusividade.

Confira a entrevista na íntegra:

Portal Católico: Como nasceu essa devoção do Sagrado Coração?

Padre Eliomar: a devoção ao Sagrado Coração nasceu com Santa Margarida Maria, duzentos anos antes do Apostolado da oração. Toda a questão da reparação, toda a questão de cuidar da pessoa de Jesus no meio da humanidade, no símbolo do coração, que é o coração divino que deu a vida por nós.

Portal Católico: Quais foram as promessas que Jesus fez a Santa Margarida?

Padre Eliomar: Foram doze, quer dizer, foram muito mais que doze, mas alguém juntou em doze promessas, porque doze é um número simbólico. Então, entre as promessas está: Abençoarei àqueles que mantiverem a devoção da comunhão, da confissão, na primeira sexta-feira de cada mês; Darei aos padres, sacerdotes, a possibilidade de cuidar e abrandar os corações; As pessoas devotas do meu coração, não morrerão sem a assistência religiosa do Sacramento; então são doze dessas promessas que é o modo como a gente pode estar mais atento ao bem que nós devemos fazer ao Reino, a Jesus, e às pessoas também.

Portal Católico: Que movimento é esse, tão rico, para os fieis da Igreja?

Padre Eliomar: O Apostolado da Oração que nasce depois, não nasce propriamente da devoção do coração de Jesus, mas depois é associado a isso, ele nasce 175 anos atrás para oferecer a vida pela missão. Então, sustentar a missão da Igreja com atitude diária de oração, de revisão de vida, depois rezando com intenção do Papa. Então, o Apostolado da oração que nasceu com jovens, hoje conta no mundo, depois de 175 anos, com um batalhão de mais de 36 milhões de pessoas que todos os dias oferecem a vida. Todos os dias procuram fazer com o que o coração seu seja semelhante ao de Jesus. No Brasil, nós temos quase 3 milhões de membros do Apostolado da oração. Pessoas muito simples. Eu sempre digo que o Apostolado da oração são pessoas simples, fazendo coisas pequenas, lugares não muito importantes na Igreja, mas que faz um bem extraordinário, porque a oração muda  a nossa vida e muda também a vida do mundo.

Portal Católico: Fale um pouco sobre a fita vermelha.

Padre Eliomar: A fita é uma característica do Brasil, um sinal de pertença. Então no começo, o padre Bartolomeu Tadeu que é quem fundou o Apostolado no Brasil em Itu (são Paulo), naquela época das irmandades, das associações, cada um tinha sinal externo: cruzada marítima tinha fita amarela, outros tinham fita azul. O Apostolado da oração tinha a fita vermelha. Cor do sangue e do coração de Jesus também. Então desde o começo, começou a se fazer duas fitas, uma fita mais do zelador (àquele que cuida dos demais membros, que coordena os grupos), e do zelado (àquele que está entrando, é membro, mas ainda é um membro que é cuidado, ele ainda não cuida de ninguém). E essa tradição tem até hoje. Então, a fita é um sinal externo de uma consagração que é interna. O membro recebe a fita no dia em que ele faz a consagração no Apostolado e consagrar a sua vida ao coração de Jesus.

Reportagem,fotos e vídeo: Portal Católica

Edição de texto: Anara Passos

Deixe uma resposta