O tempo que passa lentamente

, Artigos

Minha companheira cadeira de madeira e ferro, daqui conto o que vi, enquanto eu, sentado, esperava as horas passarem: os pássaros em revoada fazem suas missões; as abelhas tinem ao meu ouvido e ensurdecem meu coração; as lagartixas passam uma para lá outra para cá. Por que tanta desunião? Poderia até mesmo perguntar.

Olhando bem distante, eu poderia até enxergar uma coruja que estava a me olhar com os olhos fixos, não tirava os olhos de mim para nada. Pareceu falar comigo através do seu olhar fixo.

Ah! Veja bem. Sentado na cadeira, ouvi o João de Barro cantar e, do outro lado, as andorinhas serenas, o “ fogo pagô, fogo pagô ” cantava, as pombinhas ou galinhas de nossa senhora continuavam. Ao levantar minha cabeça, pude ver, do outro lado da barragem, uma plantação de milho, a qual vi carecer da “Oração do milho” da sempre atual e eterna, a poetisa Cora Coralina:

“Senhor, nada valho. Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres. Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e aste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espiga e devolvo em muitos grãos. Sou planta primária da lavoura”.

Eu, na cadeira, minha amiga cadeira de madeira e ferro, enquanto de longe ouvia o ronco do motor de um barco, e ao contemplá-lo bem distante, notei que dentro dele tinham uns homens pescando. Meu olhar se entrecruzou com mais parceiros. Ops! Há também umas abelhas bem raras, mas necessárias para se viver o remanso da vida.

Aqui me recordo das palavras de Dom José Tolentino de Mendonça: “Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. (…). Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver. Uma alternativa será resgatar a nossa relação com o tempo. Por tentativas, por pequenos passos”. Vive-se, assim, o tempo que passa, lentamente.

[Texto: Joacir d’Abadia, Sacerdote, Pároco em Formosa-GO]
_____________
> Filósofo, Escritor, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia, membro de várias Academias de Letra e da “Casa do Poeta Brasileiro”

Deixe uma resposta