O ESPÍRITO SANTO GERA FRUTOS NA FAMÍLIA

, Homilias

Aconteceu nesta segunda-feira, 17/05, às 19h, a 5ª noite do Novenário da padroeira da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna/BA. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Tony Valério, pároco da Paróquia Santa Maria Madalena, e concelebrada pelo Frei Gilton Oliveira, com a participação dos fiéis devotos de Santa Rita que louvaram e agradeceram a Deus pelas bênçãos que estão sendo derramadas, principalmente nestes dias da novena.

Durante a homilia, Padre Tony falou aos fiéis sobre a força do Espírito Santo em nós e as mudanças que Ele realiza em cada um. “Nós precisamos abraçar Jesus como único fundamento da nossa fé. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem tem o Espírito Santo profetiza, dá testemunho, anuncia a boa nova, a libertação aos nossos irmãos. Através das nossas ações, sabemos se estamos vazios, com uma fé plagiada ou se estamos cheios do Espírito Santo. Santa Rita foi uma mulher temente a Deus e orou por sua família. A família que não ora, está vazia. Estar com o Espírito Santo é transmitir o amor, a fé, é ter coragem, alegria… Inclusive, na comunidade para saber se estamos cheios desse mesmo Espírito, é saber se estamos levando os frutos do Espírito de Deus, que é a mansidão, a paz, fortaleza, amor, unidade. E na família, percebemos o agir do Espírito no marido que ajuda a esposa, nos filhos que escutam e obedecem aos pais, na esposa que cuida da família… são nas pequenas ações que percebemos a presença do Espírito Santo. Na Igreja, a comunidade precisa também amar e respeitar o seu padre, o sacerdote, ele é o persona Cristo, ele é um jovem que deixou sua casa, sua família para servir a Deus e à comunidade. Ele foi escolhido por Deus para ser o bom pastor, para cuidar das ovelhas de Cristo. O sacerdote é ponte e luz para a comunidade.”

Ele continuou: “Precisamos entender o ciclo da vida, que é nascer, viver e voltar para Deus, por isso devemos dar exemplo de vida. Nós viemos a esse mundo para amar, ser feliz e ser boas pessoas. Amar no sentido de que o amor precisa ser materializado nas ações: ajudar o próximo, dar comida a quem tem fome… Se feliz é não permitir que as dores e os ressentimentos tomem conta do seu coração, é lutar pela felicidade, se você não é feliz também não fará o outro feliz. A felicidade depende da fé, quem tem Jesus é feliz. E ser boa pessoa. Não importa o que o outro seja ou fez para você, mas o que você é, fez e faz para o outro; é não deixar a maldade entrar em seu coração. No mar de tantos problemas, não permitir-se se afundar. Jesus é o nosso capitão, Ele nos conduz, nos dá força; Ele é o bom pastor, o pão vivo que desceu do céu. Seja qual for o seu problema, lembre-se que você não está só, Deus lhe dará a vitória, a Sua bênção chegará na hora certa. O Senhor sabe de todas as coisas e te diz: ‘Filho, Eu estou contigo!’

Para finalizar, Padre Tony fez uma dinâmica para demonstrar aos fiéis como a presença do Espírito Santo faz a diferença em nossas vidas e nos fortalece. E deixou a seguinte mensagem: Aquele que está cheio do Espírito Santo não será destruído pelo inimigo de Deus. Ele vai tentar te destruir, destruir tua família, mas não conseguirá porque você é templo de Deus. Tribulações vão ocorrer, dificuldades vão existir, mas você tem a marca da vitória, seus problemas não serão maiores que as bênçãos de Deus na sua vida. Somente uma pessoa cheia do Espírito Santo será um bom esposo, boa esposa, bom filho… a família que caminha unida se fortalece no Senhor e se torna uma só chama.

O Ministério de Música Santa Luzia animou a Santa Missa, que teve como responsáveis pela liturgia a Ordem Franciscana Secular e a Pastoral da Catequese. As próximas noites do novenário prometem muitas bênçãos ainda mais.

Texto: Pastoral da Comunicação (Pascom)

Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta