O Coração palpitante da Igreja é a Eucaristia, ressalta Cardeal

Durante sua homilia por ocasião da Missa de Corpus Christi, o Arcebispo de Colônia, Alemanha, Cardeal Rainer Maria Woelki, ressaltou aos fiéis presentes que a Eucaristia é “o coração palpitante da Igreja”.

Segundo o purpurado, a celebração da Santa Missa requer a participação dos fiéis e torna presente o sacrifício de Cristo. “A Igreja se erige a partir da Eucaristia. Portanto, quem quer que receba o Corpo do Senhor e tenha dito previamente, ao final da Oração Eucarística, seu ‘Amém’ afirmativo, diz ‘sim e Amém’ à que Jesus está verdadeiramente presente, e não apenas em sentido figurado”.

Quem participa na Comunhão também diz ‘sim e Amém’ ao Papa e aos Bispos, assim como à estrutura sacramental da Igreja e aos Santos e sua veneração, recordou Arcebispo de Colônia.

Sobre a solenidade de Corpus Christi, o Cardeal explicou que não é uma celebração qualquer. “É uma celebração de alegria. Uma celebração de ação de graças.

No final de seu sermão, o Cardeal Woelki tratou a respeito do debate sobre a comunhão aos protestantes casados com católicos, afirmando que este assunto é de “vida ou morte. Isto é sobre a morte e ressurreição. Isto é sobre a vida eterna, é sobre Cristo. Isto é sobre sua Igreja. E portanto devemos lutar e buscar o caminho correto. Não qualquer caminho, mas o caminho do Senhor. Ele é o caminho, a verdade e a vida”.

O purpurado recordou que a Igreja Católica na Alemanha não é uma igreja nacional, mas “somos parte da grande Igreja universal. Todas nossas Dioceses alemãs estão integradas ao resto do mundo, unidas sob a autoridade do Santo Padre. Por isso nos encontramos com Cristo, com Ele na unidade com todas as outras igrejas particulares. Em fidelidade ao bem da Fé que nos entregaram os apóstolos”.(Gaudiumpress)

Deixe uma resposta