Núncio Apostólico presidirá celebração do jubileu centenário de criação da Diocese de Nazaré

No próximo domingo, 05/08 (16h), a diocese de Nazaré, filha da Arquidiocese de Olinda e Recife, acolhe a solene concelebração Eucarística do Jubileu Centenário da Diocese de Nazaré. A missa campal será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. Estará presente, também, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (mãe da Igreja de Nazaré), também presidente do Regional N2 da CNBB, dom Fernando Saburido, juntamente com demais bispos que compõem as províncias eclesiásticas do NE2.   A celebração festiva acontece na Praça Papa João XXIII, em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata (PE).  Também participará da concelebração o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, nascido em Nazaré da Mata.

Missa campal será celebrada em frente à catedral diocesana

Conforme informa a diocese de Nazaré, neste Ano Jubilar muitos eventos têm integrado o calendário de atividades realizadas em comemoração e preparação aos 100 Anos da Igreja de Nazaré: concentrações regionais (por Região Pastoral), visitas pastorais missionárias, romaria interdiocesana (com as dioceses de Garanhuns e Pesqueira – também centenárias); sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Arquidiocese de Olinda e Recife e em câmaras municipais; lançamento do selo personalizado e outras ações programadas. Dentre elas, o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, que será realizado no período de 02 a 04 de agosto, em Nazaré da Mata.  

Criada pelo Papa Bento XV, através da Bula “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, a diocese de Nazaré foi desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife aos 02 de agosto de 1918.    Neste jubileu centenário, o bispo diocesano de Nazaré, dom Lucena reflete sobre o trabalho pastoral da diocese que conta com mais de um milhão de habitantes, 39 paróquias e quatro Áreas Pastorais: “A evangelização é uma tarefa que precisa ser cuidada continuamente. A isso, pressupõe-se não apenas conservar edifícios religiosos ou um patrimônio cultural, mas construir a Igreja viva e ajudar a arquitetar a convivência humana de acordo com os desígnios do Senhor”.   Vale destacar que a Bula Papal que criou a diocese de Nazaré também criou as dioceses de Pesqueira e Garanhuns, no agreste de Pernambuco, desmembradas do território da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Contatos para mais informações: Cúria Diocesana, Nazaré da Mata, com a secretária Zita Benjamin: (81) 3633-1009  diocesedenazare@hotmail.com

(Com informações da Pastoral da Comunicação da diocese de Nazaré)

Deixe uma resposta