NOVA PRESIDÊNCIA DA CNBB TOMA POSSE: MISSÃO EXIGE ORAÇÃO, DIÁLOGO E PROMOÇÃO DO DISCERNIMENTO, SEGUNDO DOM JAIME

, Destaques

A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse nesta sexta-feira, 28 de abril, durante a celebração de encerramento da 60ª Assembleia Geral da conferência. Também foram empossados os presidentes das 12 Comissões Episcopais permanentes.

O início da celebração foi presidido pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, que encerrou seu mandato de presidente da CNBB. Ao arcebispo de Porto Alegre e novo presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, dom Walmor ofereceu uma palavra de proximidade e entregou de forma simbólica o estatuto e o regimento da conferência:

“Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, à tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”.

Dom Jaime recebe o estatuto e o regimento da CNBB | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o mandato, da qual foi primeiro vice-presidente, ressaltando a oportunidade de aprendizado com os demais membros e o desejo de continuar desenvolvendo o que foi aprendido no quadriênio. Também agradeceu ao plenário pela confiança depositada:

“Certamente é uma missão que nos desafia e muito: a complexidade do tempo, a cultura na qual nos encontramos, o momento eclesial que nós vivemos exigem de nós muita oração, muito diálogo, capacidade de promover aquilo que o Papa está pedindo de nós – discernimento em vista de uma Igreja verdadeiramente mais participativa, mais comunhão, mais missionária”.

O novo presidente da CNBB também agradeceu aos eleitos que acolheram a missão recebida da assembleia e disse que eles terão muito trabalho pela frente. “Na alegria, na disposição de fazer aquilo que o tempo exige de nós com seriedade, foco, certamente haveremos de encontrar as respostas adequadas  para aquilo que a Igreja e o tempo exigem de nós”, disse.

Ao núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, dom Jaime prometeu proximidade “pelo bem maior que é o bem da Igreja”. Aos bispos, pediu que “instiguem, ajudem e provoquem” a nova presidência. LEIA MAIS NA CNBB

Deixe uma resposta