Nossa Senhora de Lourdes é celebrada em Coaraci!

, Homilias
Os fieis coaracienses estão em festa, celebrando o dia da padroeira Nossa Senhora de Lourdes. 
Hoje, a Celebração Eucarística foi realizada às 10h, na igreja matriz, e teve como presidente da santa missa, o bispo da  Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa. A concelebração foi feita pelo pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Pe. Ednilson Vivas e pelos padres e diáconos que compõem o clero diocesano, além de seminaristas.
O tema central da festa deste ano de 2022 foi: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.”
As comemorações da padroeira da Paróquia da cidade, tiveram início no dia 01 de fevereiro, com santa missa e procissão luminosa.
As festividades finalizaram neste dia 11/02. 
 
Fora 10 noites de reflexões e um retiro em preparação com música, louvor, homilias, terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, entre outros momentos de evangelização. Na missa de hoje,, Dom Giovanni Crippa (bispo diocesano), contou um pouco da história de Nossa Senhora de Lourdes: “Estamos aqui reunidos para recordarmos com gratidão as aparições ocorridas em 1858. A Virgem Maria se manifestou como a Imaculada, Bernadette. A história mostra como Nossa Senhora apareceu como uma mãe muito preocupada com seus filhos e filhas, porque eles viviam longe de Deus, longe de seu filho, Jesus. Temos uma Mãe e ela não deixa seus filhos desamparados não.”.
Às 16h30, não terá a tradicional procissão devido a pandemia do coronavírus e sim, uma carreata pelas ruas e avenidas da cidade,  finalizando com a bênção do Santíssimo Sacramento. 
 
Conheça mais sobre a história de Nossa Senhora de Lourdes:
 

A Santíssima Virgem Maria, a Mãe de JESUS, é, por excelência, santa entre os santos. Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Santa Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.

Aparição
Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.

Escritos
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Conversão para os pecadores
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu a conversão dos pecadores pela oração, conversão e penitência.

Contexto
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja, que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local, lá onde as multidões afluem, o clero e vários Papas estiveram.

Oração – proteção e refúgio
“Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes, que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que, com a Sua morte e ressurreição, venceu o poder do mal e da morte.”

Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!

Fotos: Reprodução/Youtube 

Deixe uma resposta